CAIXA CULTURAL CURITIBA REALIZA OFICINAS DE VERÃO ABERTAS AO PÚBLICO



Ao todo serão 25 oficinas gratuitas e de programação variada, comandadas pela equipe do  projeto Gente Arteira, voltadas a crianças, adolescentes, jovens e adultos

A equipe de arte-educadores da CAIXA Cultural Curitiba montou uma programação especial para atender crianças, adolescentes jovens e adultos nesse período de férias, dentro do projeto Gente Arteira. Serão realizadas 25 oficinas, entre os dias 17 de Janeiro e 4 de Fevereiro, que abordam as mais variadas áreas de interesse: da dança com bebês à permacultura; do desenho de moda ao documentário poético; passando por criação de HQs e Mangás, maquiagem de papel, confecção de dedoches (fantoches para dedos), iniciação ao teatro de bonecos, criação de máscaras e muito mais. Todas as oficinas são realizadas na sede da CAIXA Cultural Curitiba ou têm início a partir desse local; - na Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro.

Em algumas oficinas, a inscrição pode ser feita no local, por ordem de chegada. Mas a maioria depende de inscrição por e-mail dentro de um período determinado. Então, é importante estar atento aos prazos. A maioria das oficinas oferece 15, 20 ou 25 vagas. Já a palestra “O Croqui de Moda como Linguagem e Estilo”, realizada por Paulo Meirelles, dispõe de 50 vagas. No entanto, a oficina “Tudo o que você queria saber para se tornar um Youtuber”, ministrada por Jâmerson Pinheiro, oferece 120 vagas e será realizada no Teatro da CAIXA em função do tema, que atrai cada vez mais adolescentes, jovens e adultos. Confira, a seguir, informações sobre algumas das oficinas apresentadas. 

Oficina: Ciranda – Dança com Bebês
A ciranda tem como objetivo reunir pais e mães para criar momentos de troca de experiências, de fala e de escuta. Busca também proporcionar a ampliação dos vínculos de afeto entre bebês e seus pais. Assim, as famílias se exercitam, aprendem novos ritmos, se divertem e relaxam, tendo os bebês pertinho, no colo ou no sling. Ministrada por Fernanda Viganó.
Data: 17 de Janeiro de 2018 (quarta).
Horário: Das 14h às 15h45 e das 16h às 17h45 (duas sessões). 
Local: Galeria do Térreo.
Inscrições: Conforme ordem de chegada.
Classificação: Mães, pais e cuidadores com bebês (a partir de 40 dias).
Vagas: 25 vagas por sessão.

Oficina: Iniciação ao Teatro de Bonecos
O teatro de bonecos é uma expressão artística muito antiga, que encanta pela variedade de materiais empregados para contar histórias. Esta oficina será orientada pelo bonequeiro Renato Perré que possui mais de três décadas de experiência nessa atividade. Ele vai ensinar maneiras de construção de bonecos de luva (fantoche) e vareta, além de técnicas de interpretação e animação de personagens.
Data: 17 e 18 de Janeiro de 2018 (quarta e quinta).
Horário: Das 18h30 às 21h30.
Local: Sala de Oficinas.
Inscrições: Pelo e-mail gentearteira.pr@caixa.gov.br , entre 10 e 16 de janeiro.
Classificação: 16 anos
Vagas: 20

Oficina: Desenho de HQ
Os participantes aprenderão sobre o processo prático de criação de personagens para histórias em quadrinhos (HQs), a partir de técnicas de desenho anatômico para rosto e corpo, noções sobre roteiro, construção de página e storyboard, além de técnicas de finalização. A oficina será ministrada por Ernani Cristino dos Santos. 
Data: 18 de Janeiro de 2018 (quinta).
Horário: Das 14h às 18h.
Local: Sala de Oficinas.
Inscrições: Conforme ordem de chegada.
Classificação: 8 anos
Vagas: 20

Oficina de Permacultura – Espiral de Saberes
Trata-se de uma metodologia sustentável para o desenvolvimento de assentamentos humanos que utiliza recursos naturais para suprir as necessidades básicas, sem degradar o ambiente. Além de conhecer conceitos básicos de educação socioambiental, os participantes criarão jardineiras móveis com pallets para plantio de temperos e plantas alimentícias não convencionais. Também vão conhecer o Espaço Mayde, em Colombo (PR), feito com construções ecológicas. Ministrada por Gabrielle Pilatti e Luiz Correia.
Data: 19 de janeiro de 2018 (sexta).
Horário: Das 10h às 13h; e das 14h às 18h.
Local: Sala de Oficinas, com visita de campo à cidade de Colombo (PR).
Inscrições: Pelo e-mail gentearteira.pr@caixa.gov.br, entre 10 e 18 de janeiro.
Classificação: 16 anos
Vagas: 25

Oficina: Faces sobre Faces – Teoria e Prática na Criação de Máscaras
A oficina apresenta uma breve história das máscaras ao redor do mundo, analisando suas funções, traços e volumes e culminando na produção prática de uma máscara. Sua confecção será realizada em dois encontros, proporcionando a secagem e finalização do objeto, além de um breve estudo sobre a expressão facial no teatro e uso das máscaras nele. Será ministrada por Bruno Wozniack.
Data: Nos dias 19 e 26 de Janeiro (sextas).
Horário: Das 18h às 22h.
Local: Sala de Oficinas.
Inscrições: Pelo e-mail gentearteira.pr@caixa.gov.br , entre 10 e 18 de janeiro.
Classificação: 16 anos
Vagas: 20

Oficina: Trajetos Mediados
A oficina promove um olhar ampliado acerca da exposição em cartaz na CAIXA Cultural Curitiba, realizando conexões entre esta e a programação artística ofertada por outras instituições culturais da região central da cidade. Bruno Ferreira, o mediador do encontro, orienta o percurso.
Data: 20 de Janeiro de 2018 (sábado).
Horário: Das 14h às 18h.
Local: Galeria do Mezanino e espaços culturais da cidade.
Inscrições: Pelo e-mail gentearteira.pr@caixa.gov.br, entre 10 e 19 de janeiro.
Classificação: 16 anos
Vagas: 20

  Entre em contato com o setor e conheça a programação completa dessas 25 oficinas na Caixa Cultural Curitiba.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"