CAIXA CULTURAL CURITIBA CELEBRA A RIQUEZA DA MÚSICA BRASILEIRA E CUBANA

Evento conta com a presença de Pepe Cisneros e Fernando Ferrer, ícones da música cubana, que recebem ao palco a jovem cantora brasileira Thai

A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, de 3 a 5 de novembro, a Mostra Musical Brasil-Cuba. O projeto reúne artistas cubanos e brasileiros numa celebração da alegria e da beleza musical dos dois países, revelando as semelhanças entre Cuba e Brasil a partir da ancestralidade comum: a matriz africana. Os músicos cubanos radicados no Brasil, Pepe Cisneros e Fernando Ferrer, se apresentam com suas respectivas bandas e prometem encantar o público com um gingado caribenho sem igual.

A riqueza histórica e cultural que une Brasil e Cuba será o ponto focal da mostra. A relação entre o Candomblé (Brasil) e a Santeria (Cuba), com nomes, atributos, cantos e danças de orixás evidencia as semelhanças. Também há grande similaridade entre os instrumentos musicais percussivos: tingotalango (Cuba) e berimbau (Brasil); tambor ekue (Cuba) e cuíca (Brasil); tumbadoras (Cuba) e atabaques (Brasil). Outros exemplos são o Maracatu brasileiro e seu correspondente cubano: a Tumba Francesa. Há ainda as festas de São João e as de San Juan, as comunidades de Jongueiros e os Congos Reais, o samba e a rumba, o feeling (Cuba) e a bossa nova (Brasil), dentre outros.

A mostra vai apresentar três shows diferentes. Na sexta, dia 3, sobe ao palco o pianista Pepe Cisneros que se apresenta com Rodrigo Bueno (bateria), Aniel Someillan (baixo), Eduardo Espasande (percussão), Luiz Cabrera (sax) e traz a cantora brasileira Thai como convidada. No sábado, dia 4, será a vez do cantor Fernando Ferrer que realiza seu show acompanhado por Franklin Santos (percussão), Rodrigo Bueno (bateria), Hanser Ferrer (teclado), Carlos Ceiro (baixo) e Fernando Ferrer Junior (sax). Por fim, no domingo, dia 5, acontece o encontro entre Fernando Ferrer, Pepe Cisneros e a brasileira Thai, tendo ainda Eduardo Espasande (percussão), Rodrigo Bueno (bateria), Hanser Ferrer (teclado 2); Aniel Someillan (baixo) e Luiz Cabrera (sax).

Workshops gratuitos  
Além dos três shows, a Mostra Brasil-Cuba conta ainda com workshops gratuitos abertos ao público que irão explorar a sedutora musicalidade cubana. O primeiro workshop será ministrado no dia 3 de novembro, às 17 horas, por Pepe Cisneros, tendo como tema “Escola Cubana – Piano”. Pepe Cisneros apresenta um panorama histórico da música cubana e aborda o uso do piano em toda a sua versatilidade, nos mais diversos gêneros, com ênfase também para Harmonização e Improvisação.

O segundo workshop, marcado para 4 de novembro, também às 17 horas, tem como tema “Percussão” e será ministrado por Rodrigo Bueno e Franklin dos Santos. O foco central será a similaridade entre ritmos de Brasil e Cuba, tais como Charanga, Ijexá, Clave, Cascara entre outros. Os dois workshops serão realizados na sede da CAIXA Cultural Curitiba e terão número limitado de vagas. As inscrições devem ser feitas até o dia 29/10 pelo e-mail: inscricao@rhadarcultural.com.br

As estrelas da Mostra Brasil-Cuba 
Fernando Ferrer nasceu em Santiago de Cuba, onde iniciou sua carreira musical. Sobrinho do lendário cantor Ibrahim Ferrer, formou-se em canto pela Escola Superior Ignacio Cervantes e participou de importantes grupos como Cubanismo, Raison e Afro Cuban All Stars. Já levou a música cubana a diversos lugares do mundo, tais como Estados Unidos, Canadá, Itália, México, Inglaterra, Alemanha, Holanda e França, além de países asiáticos. Participou de festival de jazz em Montreaux e Vancouver.

Pepe Cisneros é natural da cidade cubana de Guantánamo e vive no Brasil desde a década de 1990. Pelo talento demonstrado como pianista, compositor e arranjador e multi-instrumentista, foi convidado inúmeras vezes para atuar em shows e gravações com outros artistas brasileiros e estrangeiros, como Caetano Veloso, Elza Soares, George Benson (EUA), Omara Portuondo (Cuba), Milton Nascimento, Marisa Monte, Marina Lima e outros. Sua banda é formada por músicos cubanos e brasileiros, trazendo um repertório que mistura ritmos afrocubanos com uma linguagem moderna de jazz latino.

Thai é cantora e começou sua trajetória musical aos 14 anos, participando de corais. Versátil e dona de uma voz potente e afinada, ela tem desenvoltura em vários estilos musicais como soul, jazz, blues e música latina. Já atuou nas bandas SoulMate, Coconut Versiones, Luisão Cavalcante, Orquestra Lyra Latina e 2Groove, entre outras. Atualmente, dedica-se a trabalhos com diversos artistas cubanos, somando sua brasilidade à escola cubana de música.

Serviço: Música: Mostra Brasil-Cuba
Local: CAIXA Cultural Curitiba, Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR).
Data: 3 a 5 de Novembro de 2017 (sexta a domingo)
Horário: sexta e sábado, às 20h; e domingo, às 19h.
Ingressos: vendas a partir de 28 de Outubro (sábado). R$ 20 e R$ 10 (meia – conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito CAIXA). A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura.
Bilheteria: (41) 2118-5111 (De terça a sábado, das 12 às 20h, e domingo, das 16 às 19h.)
Classificação etária: 12 anos
Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes)
Workshops gratuitos: dia 3 de novembro (sexta), com Pepe Cisneros: “Escola Cubana – Piano”; e dia 4 de Novembro (sábado, com Rodrigo Bueno e Franklin dos Santos: “Percussão”. Ambos acontecem às 17h, na sede da CAIXA Cultural Curitiba. Vagas limitadas. Inscrições até 29/10 pelo e-mail: inscricao@rhadarcultural.com.br



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

MINI TATOOS: COM FLASH DAY COM COLAB FEMININO DE TATUAGEM

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS