ALIANÇA FRANCESA COMEMORA LANÇAMENTO DE LIVRO DE GEORGE SAND, EM PORTUGUÊSFrançois, O Menino Abandonado



O romance François, O Menino Abandonado (editora Kazuá), de George Sand, pseudônimo da escritora francesa do século XIX, Aurore Dupin, será lançado em português, nesta quinta-feira (21/09), a partir das 17h, na Aliança Francesa. A tradução é de Liliane Mendonça, formada em Letras - Francês, pela UFPR.

Quando leu François, Le Champi, por recomendação da sua professora, a doutora em Letras pela USP e então professora da graduação na UFPR, Lúcia Cherem, a estudante apaixonou-se pelo romance campestre que conta a história do menino abandonado e depois adotado, que jamais se livrou do preconceito da sociedade.

No prefácio, Lúcia Cherem faz um apanhado sobre a autora francesa que adotou um cognome masculino para ser melhor aceita entre os intelectuais do século XIX. Contemporânea e muito amiga de autores geniais, como Gustave Flaubert e Honoré de Balzac,  Aurore Dupin é uma referência para as feministas do mundo todo por ter conquistado seu lugar numa época em que dificilmente a mulher vivia de seu próprio trabalho.

Programa
O evento conta com o apoio de Marcelo Almeida, do projeto Soirées Littéraires, criado para estimular o hábito da leitura e a formação de grupos de discussão literária, sempre com obras da literatura francesa e francófona. Os livros serão fornecidos e colocados à disposição dos leitores por meio de empréstimo. Na ocasião, o romance campestre de George Sand será discutido pelo grupo que já terá lido e se emocionado com a história de François.
Para reviver o ambiente da casa onde a autora costumava receber seus amigos famosos, em Nohant, interior da França, a Aliança Francesa programou um recital de piano, uma Soirée Littéraire à Nohant, com composições de Liszt e Chopin, com quem Aurore Dupin viveu durante nove anos. A partir das 17h, a tradutora, Liliane Mendonça, estará à disposição para autografar o livro que será comercializado no local.

A autora
George Sand influenciou também o célebre autor Marcel Proust, que teve a obra lançada em português entre suas leituras preferidas da juventude. O livro é citado em seu famoso Em Busca do Tempo Perdido .”Esse romance de Sand parece inspirar toda a obra de Proust”, disse Antoinette Fouque, estudiosa da autora.
Segundo Lúcia Cherem, “o texto de Proust revela intimidade com a alma feminina, doméstica, sensorial, muito semelhante com o que nos encanta em Sand”.

Serviço: Lançamento do livro François, o menino abandonado.
Data: 21 de Setembro de 2017, quinta-feira, das 17h às 20h.
Local: Aliança Francesa de Curitiba – Rua Prudente de Moraes, 1101, Centro.
Mais informações: Aliança Francesa: 41 3223-4427.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

MINI TATOOS: COM FLASH DAY COM COLAB FEMININO DE TATUAGEM

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS