LITERATURA HISPANO-AMERICANO É O TEMA DO LITERCULTURA 2017

Escritores e ensaístas brasileiros discutem suas leituras e referências no universo literário dos “hermanos”

Litercultura – Festival Literário de Curitiba 2017 chega a sua quinta edição, entre os dias 14 e 18 de Agosto, propondo novamente a literatura como meio de abordar temas relevantes da cultura e da sociedade. Este ano, o festival estabelece o diálogo entre o Brasil e os países hispano-americanos em cinco encontros na Capela Santa Maria com mediação e interação com o público. O Litercultura tem direção da produtora cultural Manoela Leão e curadoria do crítico e ensaísta Manoel da Costa Pinto. Os ingressos para o evento são gratuitos mediante retirada prévia, a partir do dia 4 de agosto, na bilheteria da Capela Santa Maria.

Nesta edição, o Litercultura elege cinco importantes nomes da literatura brasileira que se colocam como leitores e mergulham no universo dos pares latino-americanos, gerando discussões sobre temas contemporâneos comuns entre os países. O filósofo e ensaísta Vladimir Safatle, o escritor Julián Fuks, a filósofa e romancista Marcia TiburiManuel da Costa Pinto e o psicanalista Christian Dunker discutem as obras do chileno Roberto Bolaño, do mexicano Juan José Saer e dos argentinos Juan RulfoRoberto Alrt e Adolfo Bioy Casares, respectivamente, abordando as questões estéticas, sociais, psicanalíticas e políticas que atravessaram suas histórias. 

Será uma ótima oportunidade de o público conferir em ação intelectuais que ajudam a pensar as questões contemporâneas nas variadas frentes traçando paralelos entre Brasil e os países latino-americanos. “Damos continuidade à proposta, consagrada em edições anteriores do festival, de promover a interação de diferentes linguagens – no caso, psicanálise, filosofia, sociologia, ensaísmo e teoria literária –  com o imaginário da literatura”, comenta Manoela Leão.  
O Litercultura 2017 integra o Circuito Cultural Ademilar, ação que está patrocinando manifestações e eventos culturais de diversas naturezas ao longo deste ano. 
Sobre o Litercultura
O Litercultura aconteceu pela primeira vez em 2013, em Curitiba. Trata-se de um festival de literatura com ênfase na leitura, não se limitando a ser uma festa ou uma feira. Pelos palcos do Litercultura passaram escritores, atores, músicos, tradutores, jornalistas e pessoas interessadas no ato de ler. Alberto Manguel, Ana Maria Machado, Chico César, Cristóvão Tezza, Gonçalo M. Tavares, Miguel Sanches Neto, Sílio Boccanera, Valter Hugo Mae, Tim Vickery, Antonio Skármeta, Alan Pauls e vários outros estiveram celebrando com os melhores leitores, o público. 

Litercultura – Festival Literário de Curitiba 2017
De 14 a 18 de Agosto
Capela Santa Maria
Patrocínio: Ademilar, Fundação Cultural de Curitiba
Apoio: ICAC (Instituto Curitiba de Arte e Cultura), Curitiba Lê
Realização: Gusto Produção Cultural. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

MINI TATOOS: COM FLASH DAY COM COLAB FEMININO DE TATUAGEM

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS