PRIMEIRO HOSPICE DA REGIÃO SUL SERÁ INAUGURADO EM CURITIBA

MOMENTO SAÚDE E BEM ESTAR 

Valencis Curitiba Hospice será alternativa para pacientes em cuidados paliativos, substituindo a internação hospitalar e o home care, com mais humanização e atendimento personalizado 

O diagnóstico de algum tipo de doença crônico degenerativa pode mudar completamente a estrutura familiar, principalmente quando se trata de situações onde o paciente poderá ter diferentes formas de desenvolver doenças, algumas mais fáceis, onde é possível realizar tratamentos que ajudarão a manter a qualidade vida, mas em certos casos a pessoa pode se deparar com a progressão da doença. Nesses casos, os Cuidados Paliativos favorecem neste processo proporcionando alívio ao sofrimento e melhorando inclusive a sobrevida. Pensando nesses pacientes que necessitam de uma atenção especial, a cidade receberá, a partir do mês de julho, o Valencis Curitiba Hospice. 

Sala de Estar. 
Pouco conhecido no Brasil, mas com muitas instituições espalhadas pelo mundo, principalmente na Europa e Estados Unidos, o hospice é muito mais que uma clínica, é um local onde estão presentes todos os cuidados que um paciente crônico pode ter, aliando ciência com as melhores tecnologias e profissionais capacitados e que também oferece um ambiente agradável e que apresenta todo o conforto de um lar . A principal diferença entre um hospital convencional e um hospice é que o primeiro promove um tratamento curativo, enquanto o segundo oferece um tratamento para aliviar o sofrimento, controlando os sintomas dos pacientes.

Localizado em um bairro nobre e de fácil acesso de Curitiba, a unidade possui 760 m² e com a ampliação total que será realizada chegará a 1.100 m². Inicialmente serão disponibilizadas seis suítes e já há projeção de um acréscimo de mais quatro quartos padrão suíte. De acordo com a oncologista responsável pelo Serviço de Cuidados Paliativos do Valencis Curitiba Hospice, Dra. Clarice Nana Yamanouchi, o conceito de hospice na verdade é um local onde você aplica a filosofia dos Cuidados Paliativos. “Nos hospitais temos um conceito onde utilizamos a tecnologia existente para curar o paciente, independente da doença, já para o paciente sem possibilidades curativas, o hospital não é um local ideal, tanto pela estrutura física, como pela equipe técnica que muitas vezes não tem experiência em cuidar na terminalidade da vida. No Valencis os pacientes e familiares poderão contar com uma equipe multidisciplinar treinada para saber lidar com a individualidade de cada paciente, unindo a ciência, conforto e humanização, além de encontrarem um ambiente parecido com o domiciliar, mas com toda a estrutura que o indivíduo necessita.” 
Quarto. 

O projeto do Valencis Curitiba Hospice foi separado em três fases: Hospice In, que contará com as suítes onde os pacientes ficarão hospedados e poderão levar certos detalhes de sua casa para o quarto, como uma poltrona favorita, por exemplo; o Hospice Day, que será um local onde os pacientes passarão o dia, mas poderão dormir em suas próprias casas; e, por fim, também será construído o Hospice VIP, onde o paciente poderá se hospedar com toda a sua família. A ideia é oferecer uma estrutura que proporcione mais qualidade de vida no processo que o paciente está passando. 

Consultório. 
EQUIPE MULTIDISCIPLINAR ESPECIALIZADA
O principal diferencial do novo empreendimento é o acolhimento que deverá ser maior que nos hospitais e clínicas convencionais, principalmente por se tratar de uma fase de transição e paz que o paciente necessita. Luiz Antonio Negrão Dias, médico oncologista, expõe que quando o paciente não possui mais tratamento curativo, às vezes, a família busca montar um mini-hospital dentro de casa, gerando muita complexidade e alterando completamente a rotina. “O hospice vai tirar todas essas preocupações dos familiares, pois irá oferecer um ambiente seguro para cuidar do paciente com muito zelo. Na fase final da vida, o indivíduo necessitará de conforto e permanecer em um local equipado. Como o empreendimento estará localizado no coração de Curitiba, é possível que todos os familiares acompanhem o paciente diariamente, sem mudar a rotina de trabalho, por exemplo.”

O serviço realizado no Valencis Curitiba Hospice será de excelência e para isso uma equipe especializada em Cuidados Paliativos será responsável pelo acompanhamento dos pacientes. A enfermeira Fernanda Tuoto conta que para trabalhar no Hospice o profissional terá que ter experiência em oncologia (preferencialmente) e principalmente em Cuidados Paliativos. “Vamos desenvolver um programa de treinamento em Cuidados Paliativos para que todos os profissionais estejam bem capacitados. No entanto, além da capacitação, é importante que a equipe goste de trabalhar com pacientes clínicos e principalmente com pessoas especiais, como as que teremos no local. No hospice, o cuidado humano poderá substituir, em algumas vezes, o cuidado técnico”, finaliza.

VALENCIS CURITIBA HOSPICE
·    - A propriedade tem de um terreno 3.638,91 m². Sendo 1.500 m² de área verde e 870,57 m² de área construída. A área de uso exclusivo do hospice será de 586.29 m².
·     - Seis suítes, com previsão de mais quatro.
·    - O projeto conta com vários recursos sustentáveis, como captação e reaproveitamento da água de chuva, aquecimento solar, iluminação em led em todos os ambientes, sistema de irrigação automatizado do jardim (favorecendo o uso racional e diminuindo o consumo de água).
·  - A ambientação do Valencis Curitiba é toda voltada para o conforto do hospede, ao bem-estar e ao cuidado dele. Nas padronagens dos tecidos utilizados foram escolhidas cores que remetam ao aconchego, com texturas macias e gostosas. Mobiliário projetado exclusivamente para o hospice.
·    - Uso da paleta de cores com tons neutros, que trazem uma maior empatia. Além disso, os tons neutros proporcionam uma sensação de aconchego e tranquilidade. Sentimentos propostos pelos médicos responsáveis.
·   - Os quartos têm banheiro privativo, armário com cofre e frigobar. Televisão de última geração com acesso à Internet e programação de TV a cabo.
·  - Há duas opções de cama: camas reclináveis da Maxflex e camas hospitalares. A necessidade do paciente que irá ditar qual cama será utilizada. 

Serviço: Valencis Hospice Curitiba
Data: 1º de Julho - sábado
Horário: 11h às 13h
Local: Rua Euclides da Cunha, 841, Bigorrilho - Curitiba - PR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

MINI TATOOS: COM FLASH DAY COM COLAB FEMININO DE TATUAGEM

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS