CAIXA CULTURAL CURITIBA RECEBE MADAME SATÃ – UM MUSICAL BRASILEIROMadame Satã – Um Musical Brasileiro, do Grupo dos Dez,

Grupo mineiro conta no palco a história do primeiro travesti do Brasil


A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, de 6 a 9 de Julho, o espetáculo Madame Satã – Um Musical Brasileiro, do Grupo dos Dez, de Minas Gerais. O musical conta a peculiar biografia de João Francisco dos Santos, Madame Satã, o primeiro travesti do Brasil. Com trilha sonora inédita criada pelos atores, o espetáculo é entrecortado por textos ora poéticos, ora combativos, e traz à tona temas como a prostituição, a pobreza, o racismo, a homofobia e toda a violência da sociedade que se cala frente ao preconceito e à intolerância. 

A montagem apresenta Madame Satã antes mesmo de receber este nome. João Francisco dos Santos, um dos 18 filhos de uma família pobre, tornou-se figura mitológica da Lapa carioca. Analfabeto de pai e mãe, como ele costumava dizer, o artista Madame Satã é símbolo da incorporação de elementos da cultura ocidental europeia à malandragem carioca, com referência às manifestações africanas.

Teatro musical 
O espetáculo dá continuidade à pesquisa de linguagem do Grupo dos Dez, desenvolvida desde 2008, sobre os musicais brasileiros, investigando como a ancestralidade e a corporeidade negras podem contribuir para os espetáculos musicais tipicamente brasileiros. A montagem estreou em 2015 e percorreu diversas cidades brasileiras. 

As danças afro-brasileiras dos terreiros de candomblé e das rodas de capoeira tornam-se parte do trabalho, tendo como método principal o treinamento para a capoeira angola, o samba de roda, a dança dos orixás e a dança contemporânea. 
Foto: Guto Muniz.

Madame Satã – Um Musical Brasileiro é o terceiro espetáculo do grupo dedicado à pesquisa de linguagem acerca do teatro musical e suas possibilidades. Ele completa a trilogia afro-mineira do diretor João das Neves, que também dirigiu Galanga – Chico Rei e Zumbi, outros dois espetáculos que abordam a temática do negro. Em breve, a dramaturgia será publicada em livro e a proposta do grupo é gravar um CD com as composições inéditas do espetáculo. 

O diretor João das Neves destaca a contemporaneidade do espetáculo, ressaltando como a história de Madame Satã perpassa a vida de muitos outros brasileiros: “Madame Satã vive. Vive na pujança do movimento negro que exige o reconhecimento cada vez maior de seu papel de protagonista na construção de uma sociedade mais justa. Vive na dignidade de movimentos que lutam contra a discriminação de gêneros, seja ela qual for”, afirma. 
 
Serviço: Musical: Madame Satã – Um Musical Brasileiro
Local: CAIXA Cultural Curitiba, Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)
Data: 6 a 9 de Julho de 2017 (quinta a domingo)
Horário: quinta-feira a sábado, às 20h. Domingo, às 19h
Ingressos: vendas a partir de 1ºde Julho (sábado). R$ 10 e R$ 5 (meia – conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito CAIXA). A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura.
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sábado, das 12h às 20h, e domingo, das 16h às 19h)
Classificação etária: não recomendado para menores de 16 anos
Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

MINI TATOOS: COM FLASH DAY COM COLAB FEMININO DE TATUAGEM

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS