SOLAR DO ROSARIO CELEBRA 25 ANOS COM GRANDE Exposição

Exposição celebra os 25 anos do Solar do Rosário
Mostra inicia neste domingo (21/5) com obras de Poty, Zimermann e mais de 50 artistas

Para comemorar 25 anos de muita atividade, o Solar do Rosário abre neste domingo a exposição "Solar do Rosário por seus Artistas". A mostra traz grandes nomes da pintura paranaense e brasileira, reunindo nada menos que 80 obras de 56 artistas. Em diferentes técnicas, inspirações e detalhes, eles retrataram o histórico casarão que abriga o espaço cultural, numa coleção que será exposta junta pela primeira vez. A mostra terá duas fases: ganha abertura domingo (21/5), no Solar, e fica em cartaz no local até 30 de Maio. Em seguida, será exibida no Memorial de Curitiba, de 1º de Junho a 31 de Julho.
Obra de José Antonio de Lima
Entre os artistas cujas obras integram a exposição estão Poty Lazzarotto, Carlos Eduardo Zimermann, Mara de Toledo, José Antonio de Lima, Ruben Esmanhotto, Paula Schmidlin, Dulce Osinski, Armando Merege, Corina Ferraz, Jair Mendes, Lélia Brown, Solda, Mazé Mendes e Rogério Dias. 
Os artistas selecionados não apenas retrataram o espaço como também fizeram parte de sua história. Poty Lazzarotto, por exemplo, foi quem cortou a fita inaugural do Solar do Rosário em 1992, enquanto a primeira exposição foi de Eduardo Zimmermann. "Curitiba aprovou o novo destino da casa histórica da Praça Garibaldi antes mesmo de conhecê-la, num verdadeiro ato de fé no trabalho que seria ali desenvolvido", relembra Regina Casillo, advogada e professora que fundou o Solar, ao lado do marido, o advogado e escritor João Casillo. "Pouco a pouco, o Solar foi se tornando polo catalisador da arte e da cultura", complementa Regina, que atualmente administra o centro cultural junto com sua filha, a jornalista e produtora cultural Lucia Casillo Malucelli.
Neste quarto de século de trabalho, o Solar do Rosário lançou 41 livros, realizou centenas de exposições e muitos outros eventos artísticos. Atualmente, conta com programação fixa de mais de 40 cursos regulares em áreas como pintura, desenho, fotografia, literatura, cinema, línguas e cultura em geral, com dezenas de atividades em sua programação a cada mês.
Obra de Corina Ferraz.
"Ao invés de uma cultura do consumo, buscamos estimular o consumo de cultura. Esta  sempre foi nossa busca", comenta Regina. "O espaço promove a reunião de pessoas que querem agregar, professores que têm objetivos éticos e filosóficos em comum: recuperar os reais valores que regeneram a alma, que mostram outro foco para a vida".

O casarão e a exposição 
O centenário casarão que abriga o Solar do Rosário é um marco na região do centro histórico de Curitiba. Seu estilo arquitetônico eclético evoca uma gama de referências, desde francês e colonial português até alemão e neo-clássico, apontando as variadas raízes da cidade.
Construído no final do século XIX, inicialmente foi a residência da família do empresário Ignácio de Paula França, que atuava no ramo da cerâmica e também ocupou vários cargos na administração da então província. Mais tarde seria adquirida pelo historiador Newton Carneiro, que planejava fazer ali uma pousada. Em 1960 recebeu a sede do Instituto Goethe, que ficaria ali por 25 anos. No ano de 1989 foi adquirido por Regina e João Casillo. 
Depois de uma restauração completa no antigo imóvel, o Solar do Rosário foi inaugurado em 19 de maio de 1992. "Inauguramos este espaço com dupla finalidade: resgatar a memória do casarão centenário, para que voltasse a ocupar lugar de destaque na vida sócio-cultural da cidade, e dotar nossa Curitiba de um espaço de arte e cultura vivo e dinâmico", afirma Regina. "Acreditamos no investimento social da cultura e no valor eterno da arte".
A exposição reúne obras assinadas por uma importante seleção de artistas, que retratam o Solar em diferentes épocas. Além das técnicas utilizadas, que vão do desenho até gravações em bronze, a diversidade também se apresenta pelo olhar dos criadores. "Enquanto alguns retrataram a fachada ou outros detalhes arquitetônicos, outros privilegiaram detalhes como os pinheiros da área interna. O resultado é bem diverso e o público certamente vai poder se deslumbrar com a criatividades dos artistas".

Exposição: O Solar do Rosário por seus artistas 
DATA: De 21 a 30 de Maio no Solar do Rosário
HORÁRIO: visitação de segunda a sexta das 10 às 19h30, no sábado das 10 às 13h e no domingo das 10 às 14h. Abertura no dia 21/5 às 11h da manhã.
ENDEREÇO: Rua Duque de Caxias, 4 – Centro Histórico, Curitiba - PR
INFORMAÇÕES: (41) 3222-3260 | www.solardorosario.com.br
DATA: De 1º de Junho a 31 de Julho no Memorial de Curitiba
HORÁRIO: visitação de terça a sexta das 9h às 12h e das 13h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados das 9h às 15h.
ENDEREÇO: Rua Claudino dos Santos, 79 - Centro Histórico, Curitiba - PR
INFORMAÇÕES: (41) 3321-3313 | www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br/espacos-culturais/memorial-de-curitiba/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"