FÓSSIL FUTURO DE ROGÉRIO BORGES NO QUINTANA

Série inédita do ilustrador e artista plástico dá continuidade às ações culturais do espaço eco gastronômico, com ações especiais aos amantes da gastronomia e arte

Após a abertura da temporada 2017 de exposições no Quintana, as artes plásticas e ilustrações entram em cena para a terceira grande exposição do ano no espaço eco gastronômico cultural. Entra em cartaz a partir do dia 16 de Março a mostra “Fóssil Futuro”, de Rogério Borges, que traz à tona uma grande viagem ao olhar por meio de camadas, profundidades e fusões de cores. A partir das 11h30, o artista estará presente para receber convidados e clientes, que tem a oportunidade de interagir com o artista e conhecer suas obras por meio do seu próprio olhar. Além disso, a ocasião contará também com pratos especiais na mesa gastronômica, criados pela equipe do Quintana e em homenagem ao artista, a fim de transferir uma experiência multissensorial. Já a trilha sonora será embalada por gaita de foles de Carlos Simas e Raoni Paes, que farão performances durante todo o dia no espaço. 

Em “Fóssil Futuro”, o espectador encontra elementos da natureza e objetos humanos que se transformam em arte. “São obras que nos tocam pela intensa aproximação com a essência de cada coisa”, como explica o professor de história da arte e curador Jul Leardini ao apresentar as obras de Rogério. “Vemos efeitos como derretimentos, plantas com próteses, restos de objetivos emotivos pessoais, fragmentados em arranjos acidentais recolhidos pelo caminho e transpostos para as telas, num mosaico de lembranças e impressões que trabalharão em nossa mente, causando efeitos inusitados em cada visitante”, finaliza.

A exposição dá continuidade ao calendário de exposições de 2017 no Quintana, que há 9 anos fomenta ações sustentáveis em meio à gastronomia. Para a chef Gabriela Vilar, este é um meio de sensibilizar os clientes a apreciarem ainda mais as belezas ao seu redor, e assim, “expandir a experiência dos clientes com estímulos sensoriais artísticos”. A curadoria em 2017 é assinada pela artista plástica Birgitte Tümmler, que assumiu a função de selecionar artistas e instigar ações diferenciadas e inovadoras a fim de surpreender o público.

Sobre Rogério BorgesFilho de pai artista, Rogério Borges nasceu em um ambiente inspirado por ideias. Cresceu rodeado por pintores como Gauguin, Monet, Van Gogh, Salvador Dalí; ilustradores como Norman Rockwell, Robert Fawcett e Al Parker; e por desenhos fantásticos de Alex Raymond, Hal Foster e Dan Barry. Um mix de influências que ganhou um tempero especial com a chegada dos Beatles, nos anos 60; e pela espiritualidade de Alan Kardec, Bhagavad Gita e Tao te King. Ilustrador profissional desde os anos 70, foi responsável por dar forma a histórias de grandes autores contemporâneos como Ruth Rocha, Pedro Bandeira, Ferreira Goulart, entre muitos outros; além de mestres da literatura clássica mundial como Shakespeare, Mark Twain, Daniel Defoe, e muito mais. Já o trabalho com a pintura é mais recente e intimista, “similar ao trabalho na espiritualidade”, como define Rogério. “Hoje a pintura ganha terreno porque é nela que acontece o amadurecimento, o questionamento, e a pesquisa infindável”, define o artista.
Serviço: Fóssil Futuro, de Rogério Borges. Abertura na quinta-feira, 16 de março, das 11h30 às 15h30. No Quintana. Av. do Batel, 1440 – Batel – Curitiba.
Informações e reservas: (41) 3078-6044. www.quintanagastronomia.com.br. Em cartaz até 9 de Maio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"