ESPAÇO DE ARTE FRANCIS BACON ABRE EXPOSIÇÕES DE 2017

A primeira mostra apresenta a arte contemporânea revelada em três estilos próprios dentro do universo feminino

O Espaço de Arte Francis Bacon, da Ordem Rosacruz – AMORC, abre sua programação de exposições coletivas para a temporada de 2017. Universos Particulares é o tema da primeira mostra, que poderá ser vista entre os dias 06 de março e 13 de abril. Sob a curadoria do artista plástico Luiz Lavalle, a exposição exibe 30 obras das artistas Cecifrance Aquino, Raquel Frota e Fernanda Alonso. A galeria abre de segunda a sexta-feira das 13h30 às 17h, com entrada franca.
Ao selecionar as obras para compor a exposição, Luiz Lavalle buscou a originalidade e a consonância com a produção contemporânea em pintura, respeitando obviamente o processo pessoal de cada artista, pois a ideia de montar Universos Particulares “surgiu a partir da necessidade de mostrar ao público o resultado da produção recente das artistas. Elas se conhecem há bastante tempo e estavam dispostas a realizar uma exposição em conjunto”, conta o curador, que espera alcançar vários públicos com conhecimento ou não em artes nesta exposição.
Com estilo próprio, cada artista traz em sua essência princípios e trajetórias de diferentes gerações, mas há algo comum entre elas: compartilham a ideia de que a arte é um dos caminhos para manter-se viva e atuante. “Daí vêm questões do empoderamento feminino, das nossas preferências e referências artísticas e de nossas vivências. Nos encontramos para apresentar tudo isso através das cores, ponto alto do nosso universo”, explica a artista visual e arte-educadora Cecifrance Aquino.
Aqui o visitante encontrará invariavelmente três modos distintos de apresentar cores com a oportunidade de apreciar diferentes linguagens dentro do universo feminino e suas possibilidades de interpretar o mundo contemporâneo. Para Cecifrance Aquino, “a audácia pictórica é a principal característica desta mostra”. O seu universo é representado por obras de sua última série, “Raízes e lembranças”, que apresentam lembranças visuais das origens e miscigenação, a descendência portuguesa e africana, as raízes brasileiras e o sincretismo religioso.
O universo particular de Raquel Frota são as máscaras, “as diferentes personas que encenamos todos os dias no decorrer de nossas vidas”, diz a artista. Já Fernanda Alonso transita pelo universo da arquitetura. A combinação de cores e texturas está sempre presente em suas obras. “Gosto da composição de cores quentes e frias, tons claros e escuros e complementares que resultam muitas vezes em ‘paisagens’ no meio do abstrato”, argumenta.
            Para o curador Luiz Lavalle, o universo particular de cada artista abrange muito mais do que a essência pode revelar. Aqui temos obras de três artistas diferentes, tanto no processo artístico como também no resultado pictórico. “Raquel Frota trabalha utilizando camadas grossas de tinta, espátulas e pincéis. O resultado é expressivo e matérico. Caminha entre figuração e abstração. Sua produção remete a obras de artistas como Jean Fautier e Jean Dubufett. Na obra de Cecifrance Aquino percebemos a influência da cultura afro e portuguesa, principalmente nos ideogramas das religiões afro e no uso de azulejos portugueses como referência. Seu trabalho explora camadas pictóricas e sobreposições de figuras. Suas pinturas remetem à produção de artistas como Adriana Varejão e Emanuel Araújo. Já a artista Fernanda Alonso apresenta obras no limite entre figuração e abstração. São representações de paisagens evidenciando o céu em diferentes tonalidades. Sua pintura é gestual, caracterizada pelo predomínio de manchas e camadas de tinta acrílica aguada, remetendo a obras de artistas abstratos informais”, finaliza Luiz Lavalle.

Sobre as artistas 
Cecifrance Aquino – carioca, radicada em Curitiba, é artista visual e arte-educadora. Busca sempre aperfeiçoar traços contemporâneos trazidos da literatura, do design e da história da arte, os quais se fundem com as questões sociais e comportamentais do ser humano e interferem em todo o processo da criação. Sua formação acadêmica a levou a percorrer linguagens artísticas como a música, o teatro, a comunicação social, o design e a arte-educação.
Trabalha com tinta acrílica sobre canvas, colagens e tem se dedicado, desde o fim do ano passado, à utilização de pigmentos e texturas sobre a tela. A arte está presente em sua vida desde os 5 anos.

Raquel Frota – artista visual e professora de italiano, atua como artista desde 2012. Expressionista, a artista trabalha com tinta acrílica sobre canvas e técnicas mistas, incluindo pigmentos, carvão e spray acrílico. Para ela, estas técnicas são as mais adequadas à sua forma de expressão.
Tem forte ligação com o universo artístico, pois desde cedo se interessou pela história da arte e sempre participou de oficinas e cursos de pintura em seda, cerâmica e pintura a óleo. Em 2012 iniciou um atelier com Carla Schwab e assim foi aprimorando suas técnicas. Há dois anos participa do atelier de pintura no Museu Alfredo Andersen, com orientação do artista Luiz Lavalle Filho.

Fernanda Alonso – artista visual, arquiteta e engenheira de segurança, escolheu a acrílica sobre tela pela fácil adaptação com o tempo de secagem e por proporcionar uma grande liberdade no desenvolvimento de texturas e combinação de cores. A paixão pela pintura surgiu aos oito anos, mas expressa sua arte profissionalmente há dois anos.
A pintura entrou em sua vida como forma de terapia, para organizar os pensamentos e diminuir a ansiedade. Com o passar dos anos se tornou uma paixão, e por vários momentos surgiu uma vontade incessante de fazer da arte sua única profissão. Porém, percebeu que arte e arquitetura se complementam e têm uma grande importância em sua vida.

ServiçoEvento: Exposição “Universos Particulares  
Data: de 6 de Março a 13 de Abril de 2017.
Local: Espaço de Arte Francis Bacon – Ordem Rosacruz (AMORC)
Endereço: Rua Nicarágua, 2620 - Bacacheri - 82515-260 - Curitiba, Paraná.
Entrada: Franca
Horário: de segunda a sexta-feira das 13h30 às 17h.

* Créditos das fotos: Marco Antonio A. Ferreira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

MINI TATOOS: COM FLASH DAY COM COLAB FEMININO DE TATUAGEM

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS