TEATRO BARRACÃO ENCENA COMPLETA 10 ANOS

 Tradicional espaço cultural de Curitiba completa uma década e inaugura novos espaços

          Cada vez mais a cena cultural de Curitiba ganha destaque no cenário nacional. Há uma década, os empresários e atores Juscelino Zilio e Mevelyn Gonçalves idealizaram um espaço cultural com o diferencial de, além de ensinar, fazer parte da cena cultural da cidade. De um antigo sonho de Juscelino, o Teatro Barracão EnCena surgiu de uma necessidade. Na época o ator tinha a Cia Curitibana de Comédias, onde Mevelyn era atriz.  "Eu sempre namorava um barracão abandonado, localizado no Centro de Curitiba. Em 2007, Mevelyn se juntou  ao meu sonho e conseguimos alugar o barracão. Logo em seguida reformas começaram. Foram 40 dias de construção e o Teatro Barracão EnCena estreou em 21 de março de 2007", conta orgulhoso o empreendedor.  
        
Um local planejado para atender à grande demanda por espaços de porte médio, principalmente de produtores locais. O projeto arquitetônico é assinado por Ruy Almeida, integra o rústico e o moderno, proporcionando assim opções de cultura e lazer, sempre com muito conforto e segurança. "Temos ainda um auditório com capacidade para 180 espectadores, camarins, estúdios e uma estrutura completa para cursos livres, além de um belo jardim, área para exposições, o aconchegante e novo EnCena Café e estacionamentos próximos", conta Mevelyn. 

          Com o início do ano e para comemorar os 10 anos da companhia, o Barracão EnCena inaugura uma nova estrutura: novas salas e novos espaços para melhor atender os alunos. "Crescer era necessário até para atender as novas demandas de cursos e concretizar a expansão nesse ano. É uma conquista ainda maior, uma vez que ao completar 10 anos, vemos que nosso antigo sonho começa a criar sua própria história", diz Juscelino. O Barracão é o único curso em Curitiba que oferece aulas de interpretação especializada em técnicas para teatro e televisão para adultos. Já para crianças e adolescentes, o Barracão apresenta um trabalho com arte educadores para o desenvolvimento pessoal de cada aluno. Trata-se de um processo de criação coletiva, onde cada aluno contribui na criação de personagem, temas a serem discutidos, história a ser contada e em toda a produção.  ”Essa participação efetiva do aluno, faz com que ele se aproprie da linguagem teatral e desenvolva suas habilidades artísticas de maneira eficaz " explica Mevelyn.

            Outro diferencial do Barracão é o Teatro Terapêutico, uma técnica especial desenvolvida em parcerias com a arteterapeuta Léa Albuquerque.  Trata-se de uma técnica inovadora que usa a arte e a interpretação integrados com o trabalho terapêutico e que ajuda pessoas com extrema dificuldade social, como excesso de timidez, dificuldade em se comunicar ou se colocar socialmente. As matrículas estão abertas para o novo ano letivo. "Hoje em dia pessoas com diversos sonhos nos procuram. Tem os que sonham, sim, com uma carreira artística, mas também pessoas que visam diminuir ou acabar com a timidez, ou para aprender a se comportar melhor em público o que pode ajudar, inclusive, em uma profissão no futuro. A partir dos quatro anos de idade, qualquer pessoa está apta a ser nosso aluno", explica Mevelyn.

            Localizado na Rua Treze de Maio, 160, a 100 metros do Teatro Guaíra e uma sede em Chapecó, o Teatro Barracão EnCena coleciona nomes como o do ator Vitor Colman , que fez o Pedro Jorge na novela global Fina Estampa, e a cantora mirim Rafa Gomes, finalista no The Voice Kids 2016,  em sua cartela de alunos com destaque no cenário nacional.  Conta também com o amigo e ator Ranieri Gonzalez que sempre que pode está presente na Companhia, inclusive fez questão de gravar um depoimento para a volta às aulas do Barracão. Outros amigos também gravaram o depoimento para marcar esses 10 anos do Teatro, como o ator e apresentador de TV do Mega Mania e Minuto RIC Junior Costa, e William Barbier, ator que fez Malhação I.D. Vale citar ainda que o Teatro Barracão EnCena faz questão de incentivar seus alunos e por isso, todo final de ano é realizada uma grande festa de premiação dos atores e atrizes que se destacam nos cursos e que são projetados no cenário artístico.
            Somando as duas escolas, hoje são mais de 300 alunos na bagagem da Companhia de Teatro. "Vários atores que se formaram no Teatro são atuantes no mercado de trabalho de Curitiba em Teatro, cinema, TV e publicidade", conta Juscelino. O Barracão possui uma excelente estrutura: são seis estúdios climatizados, equipados com TVS, computadores e câmeras de vídeo. O teatro possui 180 lugares e equipamentos modernos para realização das aulas, peças teatrais e eventos.

Barracão EnCena Produções Artísticas
O Barracão EnCena, em seus dez anos de existência, já produziu 30 espetáculos, entre produções para crianças, jovens e adultos. Em 2017, fará a 7° Edição do Festival Comédia EnCena, composto todo ano por uma média de 10 produções a aproximadamente 30 apresentações locais. Desde 2016, o projeto conta com incentivo da Lei Rouanet e patrocínio da Fox Lux. O projeto conta ainda com o patrocínio de pessoas físicas que são admiradoras do Teatro. 
Outro grande projeto do Barracão que se destaca desde 2010 é o Vestiba Encena. Adaptação teatral das obras literárias solicitadas no vestibular da UFPR, atingindo aproximadamente 2000 jovens estudantes todo ano.
No repertório, espetáculos de grande sucesso  do Barracão estão : As Fervidas, Otelo, as Faces do Ciúme, João e Maria, Edifício Amor, O Enigma, Vestiba EnCena, Se Essa Rua... Se essa Rua...
Além de produzir espetáculos, o Barracão EnCena Produções Artísticas desenvolve ainda projetos personalizados específicos para empresas. Entre os clientes figuram o Instituto Pro Educare, Cimentos Itambé, Exclam, TAM, Petrobras, Risotolândia, SEBRAE, Renault, Serra Verde Express, SESC, Exxon Mobil, MILI, SANEPAR, CNT, Electrolux, Bosch, AFUC, SENGE, Stival, Volk, NHS.

Prêmios
-Troféu Gralha Azul 2009 de melhor figurino e caracterização pelo espetáculo “Otelo as faces do ciúme”, além de indicação aos prêmios de melhor espetáculo, direção, ator e atriz coadjuvantes.
- Indicação ao troféu Gralha Azul 2011 de melhor cenário e melhor atriz coadjuvante para o espetáculo “Edifício Amor”.
- Título de ponto de cultura para o Teatro Barracão EnCena juntamente com o Instituto pro Educare, desde 2009.

 Os sócios
 Mevelyn Gonçalves
Iniciou sua carreira artística como atriz em 1996. É Bacharel em Artes Cênicas com habilitação em Interpretação Teatral e especialista em Fundamentos do Ensino da Arte, pela Faculdades de Artes do Paraná. É atriz, dubladora, produtora de teatro, maquiadora e caracterizadora e teatro educadora. Fez inúmeros cursos livres e extensões universitárias. É sócia fundadora do Teatro Barracão EnCena e da Barracão EnCena Produções Artísticas. E em seu currículo conta com mais de 40 produções.
Juscelino Zilio
Começou sua carreira de teatro em 1996. Formado em Artes Cênicas Bacharelado com habilitação em direção teatral e especialista em teatro, ambos pela Faculdade de Artes do Paraná. Criador da Cia Curitibana de Comédias, sócio fundador do Teatro Barracão EnCena e da Barracão EnCena Produções Artísticas. Idealizador do projeto Arte e Ofício do Edital Pontos de Cultura. Ator, diretor teatral e produtor de diversos espetáculos para adultos e crianças.

 ServiçoTeatro Barracão Encena
Rua Treze de Maio, 160 - Centro - Curitiba - PR | Telefone: (41) 3223-5517

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

MINI TATOOS: COM FLASH DAY COM COLAB FEMININO DE TATUAGEM

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS