CAMERATA ANTIQUA APRESENTA-SE NO II FESTIVAL DE ÓPERA DO PARANÁ

Adaptação da obra de Adriano Banchieri (1568-1634), “La Barca di Venetia per Padova” será apresentada pela Camerata Antiqua de Curitiba na sexta-feira (25), às 20h, no Guairinha. A direção cênica é de Roberto Innocente e a regência, de Mara Campos. O espetáculo conta com Marcelo Leonel Felczak e Wenry Martiliano Bueno como atores convidados.


A apresentação faz parte do repertório do grupo e integra o II Festival de Ópera do Paraná. A montagem utiliza a segunda edição da obra (impressa em 1623), época em que o teatro Comédia dell’Arte estava em seu ápice, visto também nas produções musicais. “Nessa montagem esta relação é explícita. O espetáculo apresenta uma interferência entre canto e atuação intensa, com a presença em cena dos cantores da Camerata, com uma turma de atores de comédia, a orquestra da Camerata e de um pequeno grupo com instrumentos da época”, explica o diretor cênico.
A composição de Banchieri é uma comédia com 20 madrigais. Ela apresenta a viagem de um grupo de passageiros no barco conhecido com o nome de “Burchiello” que, de Fusina (Veneza), percorrendo o rio Brenta, chega até Padova. Este barco era utilizado pelos nobres senhores de Veneza que iam passar férias nas residências luxuosas, que se encontram, ainda hoje, à beira do rio. Na trama renascentista, várias historietas falam de casais enamorados e fazem da obra propícia para esse final de semana.
A obra prevê uma série de madrigais dialógicos ligados a situações da vida cotidiana, com personagens de vários tipos e condições, com acentuações caricaturais relacionadas a proveniência regional e espirituosas imitações onomatopaicas. Innocente acrescenta ainda que na ópera aparecem vários personagens, no gosto do autor. “Banchieri gosta de representar a vida real, coisa que a Comedia dell’Arte levará ao extremo, sintetizando a sociedade da época em personagens tipos (máscaras), por isso, criar esta ligação apareceu como um caminho já explícito”, conclui o diretor.  
Direção cênica - Roberto Innocente é italiano residente no Brasil. Trabalha como diretor, ator, dramaturgo e professor de interpretação. Nasceu em 1957, em Padova (Itália). Estudou Psicologia na Universidade de Padova e depois Artes, Música e Espetáculo em Bologna.

Serviço: Camerata Antiqua de Curitiba – La Barca di Vinetia per Padova
Regência: Mara Campos (São Paulo)
Direção Cênica: Roberto Innocente (Itália/Brasil)
Atores: Marcelo Leonel Felczak (Paraná) e Wenry Martiliano Bueno  (Paraná)
Grupo convidado: Arte da Comédia
Local: Teatro Guaira – Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha)
Data e horário: 25 de Novembro de 2016 (sexta-feira), às 20h
Ingressos: R$ 20 e R$ 10.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"