ALMA BRASILEIRA RESGATA CANÇÕES DE COMPOSITORES BRASILEIROS EM LINGUAGEM ERUDITA

Músicas de Villa-Lobos e Chiquinha Gonzaga ganham novos arranjos e apresentações no Guairinha e em escolas públicas

A música de compositores brasileiros reconhecidos por sua qualidade artística, como Villa-Lobos, Chiquinha Gonzaga, Jayme Ovalle, Cláudio Santoro, Waldemar Henrique, Villani-Côrtes entre outros, compõe o repertório do projeto Alma Brasileira, que inclui o lançamento de um CD e apresentações no Teatro Guairinha, dias 21 e 22 de Setembro, às 14h30, especialmente para alunos e professores da rede pública de ensino, e às 20h30, para o público em geral. Com um repertório bem escolhido de canções, reescritas com os arranjos de Alexandre Brasolim, Alma Brasileira promete emocionar na voz da jovem intérprete Luiza Wuaden e de um seleto grupo de músicos convidados. 

Fruto de uma ampla pesquisa e do exame minucioso de cada música e do conteúdo de cada poesia, o CD Alma Brasileira reúne 15 verdadeiras joias musicais, visando proporcionar uma interpretação mais atual de canções da música brasileira. “Estou trabalhando nesse projeto desde 2011. As canções selecionei ao longo dos anos, ao perceber um elo entre elas: cada uma tem algo da emoção, da melancolia e da alegria da alma brasileira”, explica Luiza, que estuda canto desde os 6 anos de idade. Foi aluna da professora Neyde Thomas, em Curitiba, e participou do tradicional Coral Curumim. Este é o quarto CD de sua carreira. 
São obras muito valiosas, a maioria das quais sem registros atualizados disponíveis. Os fonogramas antigos existentes foram esquecidos pela mídia por não terem a qualidade de áudio exigida na atualidade”, explica o produtor executivo Mário Wuaden. Para complementar este conteúdo musical, o encarte do CD traz um resumo da pesquisa sobre as obras e seus compositores situados no contexto histórico de suas épocas. Por isso, a grande contribuição cultural deste CD está na preservação do riquíssimo repertório, trazendo essas canções ao conhecimento das novas gerações, especialmente para os alunos da Rede Municipal de Ensino Público de Curitiba.  
O projeto foi produzido com recursos do Mecenato Subsidiado de Curitiba. Em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba, a Secretaria Municipal de Educação/SME e a URBS serão realizadas apresentações para alunos e educadores de escolas públicas municipais, e também em entidades de assistência a pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Quase todas as mil unidades produzidas serão destinadas gratuitamente a escolas públicas de Curitiba, bibliotecas e entidades ligadas à cultura. Este projeto recebeu o incentivo cultural do Grupo DIVESA, através da Lei do Mecenato Municipal de Curitiba.  
SOBRE A INTÉRPRETE LUIZA WUADEN
Luiza Wuaden estuda música e canto desde a infância, ingressando aos seis anos de idade no Coral Curumim de Curitiba. Durante oito anos estudou canto lírico com a Professora e Cantora Neyde Thomas. Hoje é aluna da Universität Wien (Universidade de Viena), onde atua também como solista soprano do Coro Sinfônico da UniWien. Ainda muito jovem, gravou seu primeiro CD “Música de Cena”, lançado no Guairinha em 2007.  Em 2012, após 8 anos de pesquisa, ela lançou o álbum “Luiza Wuaden canta Bento Mossurunga”, um projeto inédito de resgate da obra e da trajetória do mais importante compositor paranaense. Em julho deste ano, realizou workshops para estudantes de música e corais em bem sucedida turnê de concertos pelo interior do Paraná. Luiza vem participando de inúmeros concertos e projetos no Brasil e no Exterior interpretando músicas brasileiras e do repertório operístico internacional.  
Serviço: ALMA BRASILEIRA
Concertos de Lançamento
Local: Teatro Guairinha
Datas: 21/09 e 22/09/2016
Horário: 20h30
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia entrada)
Descontos de 50% para assinantes da Gazeta do Povo, associados do Disk Ingressos e demais casos previstos em lei.
Pocket-Concert: no dia 19/09/2016
- 10h30 - Auditório da Biblioteca Pública do Paraná – Evento gratuito
- 20 horas - FNAC – ParkShoppingBarigüi – Evento gratuito.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"