MUSEU OSCAR NIEMEYER SERÁ CENÁRIO PARA CELEBRAÇÃO DO DIA INTERNACIONAL DO YOGA EM CURITIBA

 Cerca de 10 cidades brasileiras irão reunir milhares de pessoas em torno de práticas de yoga envolvendo posturas, respiração e meditação.

 O dia 21 de Junho foi declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU), como o Dia Internacional do Yoga. O reconhecimento, conquistado em 2014, visa multiplicar os benefícios da prática milenar que atua no alívio da ansiedade e do estresse.

Em Curitiba, a data será celebrada pela Organização Internacional Arte de Viver, com o apoio da Embaixada da Índia no Brasil, no próximo domingo, 19 de Junho. Outras nove cidades (Aracaju, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo) irão promover, ao longo do mês, eventos gratuitos que apresentam posturas, técnicas de respiração e meditação guiada. Os aulões serão abertos ao público. No ano passado, cerca de três mil pessoas marcaram presença na ação realizada em 13 cidades.

Segundo Paulo Gabriel Carvalho, instrutor da Arte de Viver em Curitiba, o yoga é muito mais do que posturas corporais. É uma ferramenta simples e acessível para as pessoas relaxarem, aumentarem a disposição física, ativarem a memória e potencializarem a concentração. “O preconceito sobre o Yoga já está superado. Pessoas de todas as formações, religiões, contextos culturais tem acesso e usufruem dos benefícios dessa prática multimilenar. Não existe pré-requisito, todos que querem ser felizes devem praticar Yoga”, esclarece.
De acordo com Mariana Trezine, coordenadora do Dia Internacional do Yoga em Curitiba, o evento da capital paranaense será conduzido em parceria com a Gaya Bem-Estar (Professora Deby Dai) e a Professora Maria Cardoso, seguindo o protocolo internacional proposto pela Organização das Nações Unidas. “ Para participar basta levar seu tapete de yoga, esteira ou canga, vestir roupas confortáveis e calçados fáceis de tirar”, completa.
Sobre a Arte de Viver
Fundada em 1981, A Organização Arte de Viver é uma organização internacional de caráter educacional, social e humanitário. Possui status de consultora do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas e seus programas de autodesenvolvimento e eliminação do estresse são credenciados pela Organização Mundial de Saúde.

A Organização Arte de Viver realiza um trabalho voluntário em mais de 155 países e visa contribuir para a construção de uma sociedade livre de estresse e violência. No Brasil está presente nos estados da Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe. 


Sobre os professores 
Deby Dai começou a praticar Yoga em meados de 2006, em São Francisco, Califórnia, onde viveu cerca de oito anos. Lá se formou terapeuta corporal, professora de yoga e dança. Deby estudou yoga nos Estados Unidos, Brasil e Índia, sendo formada Professora de Vinyasa Yoga e Hatha Yoga. Estuda e se inspira também em outros métodos como Iyengar e Yin Yoga. Deby acredita que os diversos ensinamentos, de diferentes escolas, podem ser perfeitamente integrados, adaptados e direcionados a cada praticante de acordo com sua busca única e individual, tornando o Yoga uma prática acessível a todos.

Maria Cardoso, engenheira de telecomunicações, conectou-se com o yoga e, por meio dele, encontrou o caminho para sua própria essência durante um ano sabático de autoconhecimento pela Índia e Sudeste Asiático. Desde então, o yoga permeia de forma integral a maneira como Maria lida com a vida, tanto no seu papel de Instrutora de Yoga e Life Coach, quanto como mulher e ser humano. Estudou Hatha Yoga no Parmarth Niketan Ashram, na Índia, e Kundalini Yoga, no Nanak Ashram. Atualmente é professora particular e tem turmas no Nanak AshramSahasrara Yoga.

Serviço: Dia Internacional do Yoga em Curitiba
Local: Museu Oscar Niemeyer (MON) – Marechal Hermes, 999, Centro Cívico.
Quando: 19 de Junho, domingo.
Horário: das 10h às 11h30.
*Evento gratuito. Para participar basta levar seu tapete de yoga, esteira ou canga.
*Confira a agenda de todas as cidades brasileiras em: www.artofliving.org/br-pt

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"