CASA NOVA, ARTES NOVAS

O Estúdio Galeria Teix muda de endereço, amplia os espaços para tattos e artes plásticas e se transforma em referência no Brasil para artistas de vanguardas e tatuadores

A Galeria e o Estúdio Teix estão de casa nova. Após 10 anos atendendo na Avenida Vicente Machado, os trabalhos agora estão concentrados na Alameda Augusto Stellfeld, no Bigorrilho, e o espaço passa a ser denominado Estúdio Galeria Teix.
A nova casa é ampla, com áreas para exposições, salas de tattoos, espaço externo para intervenções artísticas e a grande sacada da diretora do lugar, Jô Maciel, um mini hostel para receber os artistas convidados.
Apesar de a equipe estar trabalhando no novo espaço, a inauguração oficial acontece neste sábado, dia 7 de Maio, das 17h às 21h, com a abertura da exposição E.S.P.I.R.I.T.O, do ilustrador e tatuador Guga Uecz. São telas em técnica mista em acrílico e um tapete.

“Esta casa representa uma nova etapa do nosso negócio. Há 15 anos fazemos este trabalho e no endereço antigo ficamos por 10 anos. Precisávamos de um espaço com mais conforto para receber convidados e clientes porque a cada ano recebemos cerca de 50 artistas para intervenções, tanto na Galeria como no Estúdio”, afirma Jô Maciel.

Os dois andares da casa permitem por este projeto em andamento. Foi criada uma área exclusiva e independente para hospedagem, além de reserva técnica e espaço para cursos, sem que interfiram na programação artística diária da Galeria.
Fico feliz que permanecemos na mesma região que ajudamos a revitalizar, a poucas quadras do antigo endereço”, diz Jô, que integra a Associação dos Comerciantes da Região da Praça da Espanha (Ascores).
Outro projeto que ganha fôlego no novo endereço é o de Residência Artística (para tatuadores e artistas plásticos). Há estrutura para imersão total, o que permitirá pesquisar e executar o trabalho dentro da poética definida por cada um, num curto espaço de tempo, fazendo o registro do processo, da aprovação da proposta à execução da obra e lançamento da exposição. “Isto é inovador. Uma proposta única dentro do nosso nicho de mercado. Mais uma vez somos timoneiros de um movimento”, afirma a diretora.

Crescimento - Além de criar uma estrutura única no Brasil, o projeto é mais ambicioso e prevê posicionar o Estúdio Galeria Teix entre os melhores do mundo.
A diretora afirma que a história do Estúdio é representativa dentro do movimento da tatuagem contemporânea, considerando que o fundador, Marco Teixeira, foi um dos pioneiros na proposta da tatuagem artística. “Quando os estúdios ofereciam apenas desenhos de catálogos, nós oferecíamos desenhos exclusivos feitos pelo próprio tatuador, o que hoje é uma pratica comum. Avançamos ainda mais selecionando para o nosso time, artistas que tatuam e que fazem trabalhos em linguagens paralelas, e assim podemos mostrá-los na galeria”.
Esta forma de trabalho inédita tem atraído profissionais de outros estados brasileiros e de vários países. Desta forma Jô Maciel e Marco Teixeira oferecem um trabalho que o cliente só teria caso viajasse para fora de Curitiba ou do Brasil.

Estúdio – além do mentor do projeto e diretor do Estúdio Galeria Teix, Marco Teixeira, estão no Estúdio, Ricardo da Maia e os novos residentes Guga Uecz, Maxwell Alves e Trigs, e a tatuadora ucraniana convidada Yanina Viland. Além dela, já tatuaram como convidados neste ano, Georgie Williams (Nova Zelândia), André Cast e Trigs (Minas Gerais), e Michel Santa Tinta (São Paulo).

Guga (Scharf) Uecz é o artista que inaugura o espaço. Da ilustração e artes visuais, descobriu a tatuagem e hoje mantém ativamente estes trabalhos. Ele passou a integrar a equipe do Estúdio desde o início deste ano. “Fui conhecer, mostrei meus trabalhos e fui convidado”, conta animado com a recepção que teve e com o ambiente que divide com os demais tatuadores. “O meu trabalho é uma experiência visual que transita entre a pintura, a tatuagem e a ilustração. Para cada segmento encontro alguma forma de me expressar”, afirma.

Outro integrante da equipe, Maxwell Lopes, formado em Gravura pela Escola de Belas Artes do Paraná, está no Estúdio há dois meses, mas durante três anos trocou informações com Marco Teixeira. “Escolhi trabalhar no Estúdio Teix pela afinidade do meu trabalho, com a proposta do espaço e com as pessoas envolvidas. O estúdio me proporciona estrutura para o desenvolvimento do meu trabalho em tatuagem e a arte. Esta relação de anos com o Marco me incentivou a querer fazer parte desta vivência”.

Com trabalhos publicados em meios que divulgam tattoos como Tattrx, Blackworkers, Tattoo2me, Tattoaria, Tattoodo e Follow the Colours, Max também participou de coletiva no Museu Oscar Niemeyer, de publicações nacionais em HQ’s além de breve turnê de tatuagem na França, Holanda e Alemanha.
“Hoje meu trabalho carrega uma identidade bastante gráfica. Incorporo texturas, linhas e preenchimentos sólidos. Algumas vezes de forma geométrica outras de forma mais livre e solta. Na maioria das vezes feitas somente em preto e de forma figurativa”.

Após passar algumas temporadas no antigo Estúdio Teix, o mineiro Trigs se instalou em Curitiba na última semana para integrar a equipe. Ele conta que após a dissolução do estúdio dele em Juiz de Fora (MG), recebeu propostas para trabalhar em São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, mas optou por Curitiba. “A oportunidade de trabalhar ao lado de profissionais que admiro, tantos os residentes como os convidados, foi o motivo para esta decisão”.

Trigs faz tattoos hand poke, sem o uso de equipamentos elétricos. Em relação aos desenhos, a pesquisa do artista está entre o gráfico e o fotográfico, no qual texturas, volumes e sombras coexistam com formas geométricas e planos bidimensionais. 

E para a ucraniana Yanina Viland, Curitiba será em breve a nova casa dela. Yanina gostou tanto da experiência de trabalhar no Estúdio que no segundo semestre deste ano ela terá residência na cidade.
O Estúdio Teix é um grande projeto que mistura a arte à tatuagem. E eu possuo os dois trabalhos, como tatuadora e como pintora. Aqui sinto que tenho liberdade para realizá-los, além de as pessoas compreendem e verem a tatuagem da mesma forma que eu”.

Ela chegou como convidada, como parte do tour que fez pelo Brasil, e acabou se apaixonando pelo ao Estúdio, pela proposta e pela cidade.

Yanina conta que quando começou, há oito anos, muitas pessoas não entendiam o trabalho e a julgavam e, por isso, acreditou que estava fazendo algo certo. “Estou no caminho para me tornar uma artista de pintura, pois escolhi um estilo que demanda muito tempo, que é o hiperrealismo. Eu gosto de trabalhar em paredes porque estudei design de interiores e trabalhei com isto por vários anos, quando a tatuagem era apenas um hobby”, afirma.

Serviço: Estúdio Galeria Teix
Exposição E.S.P.I.R.I.T.O de Guga Uecz
Abertura dia 7 de Maio das 17h às 21h
Atendimento: segunda a sexta, das 10h às 19h; sábados, das 10h às 17 horas
Alameda Augusto Stellfeld, 1581 - Bigorrilho - Curitiba - PR
Telefone: 41 3019.2294 / 3018.2732
Aceda também a estudioteix.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

MINI TATOOS: COM FLASH DAY COM COLAB FEMININO DE TATUAGEM

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS