ESCOLA DE DANÇA TEATRO GUAIRA COMEMORA 60A NOS COM EXPOSIÇÃO DO ACERVO

Mostra será aberta nesta sexta-feira (8) e ficará até o fim do ano no Salão de Exposições do Centro Cultural Teatro Guaíra, em Curitiba. No mesmo dia será descerrada placa comemorativa aos 60 anos no saguão do Guairão 


A Escola de Dança Teatro Guaíra comemora 60 anos de criação neste dia 6 de abril. Para marcar a data será aberta na sexta-feira (8), às 16h, exposição que reúne programas de espetáculos, troféus recebidos pelos alunos, participações com o Balé Teatro Guaíra e Orquestra Sinfônica do Paraná, cartazes, figurinos e um vídeo institucional da Escola. No saguão do Guairão haverá descerramento de placa comemorativa aos 60 anos da EDTG.
A exposição ficará aberta ao público até o fim do ano, no Salão de Exposições do Centro Cultural Teatro Guaíra. 
Olímpo foto de: Cesar Bond. 
Também dentro das atividades de comemorações dos 60 anos será lançado no segundo semestre um livro de memórias da Escola.  


Histórico - o Curso de Danças Clássicas do Teatro Guaíra foi criado em 1956 para preparar alunos para o Corpo de Baile do Teatro. O curso passou por várias adaptações e chegou a ter 12 níveis, o que incluiu aulas de História da Dança e História da Música.
Antes da inauguração do Guairão (que ocorreu em 1974 e teve participações das alunas mais adiantadas da Escola no espetáculo de inauguração) as apresentações de fim de ano aconteciam no Guairinha.
O projeto pré-profissional foi criado em 1983 e as turmas para crianças a partir de sete anos foram abertas em 1984. Em 1990 foram regulamentados os três últimos anos do Curso Profissionalizante de 2º grau na Habilitação de Bailarino para Corpo de Baile. E assim nasceu a Escola de Danças Clássicas que, além das Técnicas da Dança Clássica e Moderna, oferece aulas de Evolução da Dança, Terminologia, Música, Anatomia, Folclore, Repertório e Técnica Teatral, fazendo valer Estágio Supervisionado, a prática junto ao Projeto Pré-Profissional.
Em 1991, o Projeto Pré-Profissional participa do "9º Festival de Dança de Joinville" e recebe a nota mais alta, conquistando o Troféu Transitório, com a coreografia “Dançata”, de Carla Reinecke.
Quebra Nozes foto de: Chico Nogueira.
Nos anos seguintes, novos cursos, classes e projetos foram incorporados à EDTG como o pré-balé (para crianças a partir dos cinco anos de idade), o Dança Masculina, Improvisando Eu Crio e Dança Escola.
Foram criados também o Curso Livre, o Curso de Formação do Artista Bailarino e o Curso Técnico em Dança. Em 2013, comemorando 30 anos do Projeto Pré-Profissional, este grupo é unido ao Grupo Juvenil que forma a Companhia Jovem Teatro Guaíra.
Em 2015, a Escola retornou para o prédio sede do Centro Cultural Teatro Guaíra, na Praça Santos Andrade, no centro, em Curitiba.
No fim do ano passado, nos testes seletivos para novos alunos, a EDTG recebeu 525 inscrições para compor as turmas (masculino e feminino) para o primeiro semestre de 2016.
Atualmente a Escola tem 230 alunos no Curso Técnico em Dança, Curso de Formação, Cursos Livres (infantil e juvenil). 
Mais informações sobre a Escola de Dança Teatro Guaíra estão em http://www.teatroguaira.pr.gov.br/ 

Serviço: Exposição 60 anos Escola de Dança Teatro Guaíra
Dia 8 de Abril às 16 horas
Saguão Guairão e Sala de Exposições CCTG
Praça Santos Andrade -  Curitiba |  PR


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

MINI TATOOS: COM FLASH DAY COM COLAB FEMININO DE TATUAGEM

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS