ELEFANTES INVADEM FLORIANÓPOLIS: AMARULA APRESENTA ELEPHANT PARADE FLORIPA 2015
A marca de licor sul africana é a principal parceira do projeto no Brasil e trará jovens artistas para interpretar as fascinantes lendas que envolvem a árvore Marula, também conhecida como a ‘árvore dos elefantes’.
|
Elefantes
coloridos, artísticos, tomarão as ruas de Florianópolis neste Verão, mudando a
paisagem urbana e impactando diretamente quase 2 milhões de pessoas que passam
pela cidade nesta época do ano. Criados por artistas locais e internacionais,
mais de 70 esculturas ficarão expostas nas ruas da cidade a partir do dia 10 de Dezembro até Abril, quando serão colocados à venda em um inédito leilão em prol
da causa ambiental e da preservação dos elefantes - a renda será revertida para
entidades nacionais e internacionais.
O
evento promete não apenas encantar a população e os turistas de Florianópolis,
como também gerar contrapartidas sociais e culturais significativas. E
aumentando ainda mais este impacto, esta primeira edição da Elephant Parade na
America Latina contará com o patrocínio oficial da Amarula, o licor mais
consumido no Brasil, devido à força do seu DNA sul africano que identifica-se
muito bem com o propósito do evento.
No
período final da ação, previsto para o início de abril de 2016, os elefantes em
exposição serão colocados à venda em um leilão beneficente. Parte do valor
arrecadado com as vendas das esculturas será dividido entre projetos de
preservação de elefantes, Organizações Não Governamentais envolvidas com a causa
e os artistas que assinam as obras.
“Arvore
do Elefante”
“A
temática do evento tem uma relação muito próxima com o DNA de Amarula”, afirma
Livia G. Fantini, gerente da marca no Brasil. “O elefante é o principal ícone da
nossa marca e protagonista no processo produtivo do licor, considerado uma das
riquezas da África do Sul. Por meio da Elephant Parade, poderemos trabalhar este
símbolo de forma artística e contemporânea, mostrando para as pessoas um olhar
mais descontraído sobre um tema importante como a preservação das espécies e do
meio ambiente”, acrescenta. A marca irá patrocinar 9 dos 70 elefantes espalhados
pela capital catarinense.
Ainda
segundo Livia Fantini, não é sem motivo que o elefante ganhou destaque nos
rótulos e na identidade visual da marca. Durante o intenso verão africano, a
fruta marula, ainda verde, muda para um forte tom amarelo claro e, à medida que
vai amadurecendo, libera uma fragrância intensa e tropical capaz de atrair
várias espécies de animais silvestres da região. Mas a situação mais
impressionante ocorre com os elefantes: vão chegando em manadas inteiras, após
viajar durante vários dias para saborear a fruta já madura. Por esse motivo, a
Maruleira também é conhecida como a “Árvore do elefante”.
Os
elefantes, ainda segundo Livia, também são o ponto central de uma importante
causa ambiental defendida por Amarula. A empresa, através da Fundação Amarula
Trust, cujo slogan é \Sustaining communities and
Conscious conservation,\ se propõe a colaborar com entidades e
projetos de preservação dos elefantes na África do Sul. "Ao preservar a natureza
e a vida selvagem, com a criação de empregos e relações sustentáveis através
dessas iniciativas, Amarula espera deixar um legado de vida para as gerações
futuras”, explica a gerente da marca.
Para
a Elephant Parade Floripa 2015, Amarula recrutou jovens artistas para
interpretar em seus elefantes as fascinantes lendas sul-africanas,
principalmente as que envolvem a mística árvore Marula, entre elas a ‘Árvore do
Elefante’, ‘Árvore do Casamento’ e ‘Boy or Girl’.
Segundo
Giovane Pasa, diretor da Labbo, a exposição contará com cerca de 70 esculturas
de elefantes customizadas por diversos artistas. Atualmente as esculturas estão
em fase de produção: o Shopping Itaguaçu, na Grande Florianópolis, sedia o
ateliê oficial até dia 30 de Novembro; e o Jurerê Open Shopping, em Jurerê
Internacional, também recebe artistas para pinturas, principalmente durante os
finais de semana. Ambos os locais permitem visitação gratuita.
No
dia 10 de Dezembro, a primeira manada com cerca de 50 elefantes vai para as ruas
e Florianópolis. Em Janeiro, a exposição será completada com as demais obras. “A
exposição ficará aberta no verão catarinense e o encerramento se dará no dia 2
de Abril 2016, com o leilão beneficente das esculturas”, explica
Giovane.
Elephant
Parade: história de sensibilidade
Criado
pelo holandês Mike Spits, a Elephant Parade foi inspirada numa bebê elefante da
Tailândia – Mosha – que perdeu uma das patas ao pisar numa mina terrestre, na
época com apenas seis meses de idade. A Elephant Parade foi a forma encontrada
para buscar recursos para cuidar de Mosha, comprar a prótese dela anualmente
(uma vez que o tamanho da prótese muda conforme ela cresce), e também ajudar
todos os outros elefantes que sofrem com maus tratos e a ameaça de extinção. A
ideia deu certo. Depois de passar por Londres (eleita evento do ano na capital
Inglesa), Singapura, Hong Kong, e por países como Dinamarca, Itália, Bélgica e
Holanda, a Elephant Parade carimba o passaporte para atravessar o oceano e
aportar na América Latina. O Brasil é o primeiro país, e Florianópolis (SC), a
primeira cidade do continente a receber a exposição.
Números
O
misticismo da selvagem fruta africana
Natural
da África subequatorial, a Maruleira, também conhecida como a árvore dos
elefantes e do casamento, carrega o misticismo de não ser plantada pelos homens
e de ter propriedades afrodisíacas. Seu fruto oval é rico em vitamina C e, ao
amadurecer e cair do pé, atrai diversos animais da savana com seu sabor exótico.
Destilado juntamente com outros ingredientes, o fruto resulta no saboroso licor
Amarula.
Líder
absoluta no mercado de licores no Brasil, com mais de 85% de participação em
licores importados, Amarula está presente em mais de 150 países em todos os
continentes. A marca também está associada a projetos de desenvolvimento
econômico e social através da fundação The Amarula Trust, como o programa de
proteção aos elefantes. O licor foi eleito por três vezes consecutivas como o
melhor licor do mundo pela \\The International Wine
& Spirit Competition\\.
Sobre
a Distell
Maior
produtora de vinhos e destilados da África do Sul, a Distell foi criada no ano
2000 a partir da fusão da Stellenbosch Farmers\ Winery (SFW – fundada em 1925) e
Distillers Corporation (fundada em 1945). Sediada na cidade Sul-Africana
Stellenbosch, a empresa é atualmente listada na bolsa de Johannesburg (JSE) e
detém mais de 100 marcas de bebidas alcoólicas, liderando o mercado de vinhos,
cidras e RTDs (Ready To Drink) em seu país de origem. Em franca expansão no
mercado internacional, adquiriu em 2013 a escocesa Burn Stewart Distillers,
incorporando todo o seu portfolio. A Distell está presente no Brasil desde 1994
com o licor Amarula; e desde 2007 com os vinhos Nederburg.
|
Comentários