ALIANÇA FRANCESA EM CURITIBA COMPLETA 70 ANOS

Em 2015, a Aliança Francesa no Brasil completa 130 anos.
 
A Aliança Francesa de Curitiba, fundada em 1945, é referência em estudos e proficiência em língua francesa. Nesse ano de 2015, em que a instituição completa 130 anos no Brasil, a capital paranaense comemora os 70 anos da Aliança na cidade num evento que irá reunir amigos da Aliança, ex-bolsistas da França, parceiros, alunos que frequentam a escola a mais de 10 anos, professores e autoridades.
 
Desde sua criação, a Aliança tem contribuído com a difusão da cultura francesa em Curitiba por meio de aulas de francês, palestras, debates, cursos temáticos, etc. Com duas sedes na cidade, o edifício Matriz da escola passou por uma revitalização recentemente, ganhando nova fachada e ampliando os ambientes de convivência e de eventos culturais. Ali, os alunos contam com ampla biblioteca, o tradicional Café Babette - palco do Café Philo que acontece  mensalmente, e a nova cozinha pedagógica, onde são realizadas atividades docentes e culturais.
 
Com uma média de mil alunos atendidos por semestre, tem uma estrutura que  envolve mais de 20 professores e quase 40 colaboradores. Para o diretor, Bertrand Lacour, a data merece ser comemorada por todos aqueles que contribuem para a consolidação desse espaço tão importante para a cidade.
 
História
O surgimento da Aliança Francesa no Paraná ocorreu a partir da fusão da instituição pioneira no ensino da língua francesa com o Centro Literário Franco-Brasileiro, existente em Curitiba desde 1932. A união das instituições oficializou-se em 31 de janeiro de 1945.  Passaram pela Aliança Francesa de Curitiba, intelectuais como Poty Lazzarotto, Wilson Martins, Jamile Cury, Jaime Lerner, Maria Thereza Lacerda entre outros.
 
Sobre a Aliança Francesa
Instituição sem fins lucrativos, tem como principal objetivo  a difusão da língua e da cultura francesa fora da França. Para isto, a Aliança promove o ensino do francês como idioma estrangeiro, oferece atividades culturais francófonas e concede certificados específicos de proficiência e conhecimento linguísticos.
 
A rede mundial da Aliança Francesa compreende mais de 1.000 estabelecimentos instalados em mais de 130 países. No Brasil, a Aliança Francesa está presente há mais de 130 anos e é o único curso de ensino da língua francesa reconhecido pelo Ministério da Educação Nacional francês. Arede brasileira conta com 40 centros e 9 centros correspondentes, distribuídos por praticamente todo o país.
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

MINI TATOOS: COM FLASH DAY COM COLAB FEMININO DE TATUAGEM

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS