GALERIA TEIX APRESENTA: A LUZ QUE TE TOCA NO CIRCUITO GALERIAS

Exposição reúne artistas que participaram da Residência Artística proposta pela Galeria Teix, que integra pela primeira vez o circuito da Bienal de Curitiba

Artistas que participaram do projeto Residência Artística da Galeria Teix, que aconteceu de junho a agosto, integram a partir do dia 1 de outubro exposição coletiva “A Luz Que Te Toca”, também na Galeria. A mostra integra o circuito oficial da Bienal Internacional de Curitiba. Neste ano o tema trabalhado é “Luz do Mundo”.

Estarão nesta exposição Sayuri Kashimura, Aline Moraes, Sandra Hiromoto e Ana Lesnovski. A mostra estará aberta até 6 de Dezembro de 2015.

A Bienal completa 22 anos e pela primeira vez foi inserido o programa de Residências Artísticas, proposto pela Galeria Teix. Em 2013, a Galeria integrou a programação off e nesta edição participa do circuito de galerias.

Durante os três meses da Residência Artística, a Galeria Teix ficou aberta para o público acompanhar o trabalho de cada uma das artistas. “E o que surgiu foi resultado da criatividade e do tempo que as artistas tiveram. A residência foi interativa, com o nosso espaço aberto para o público e a exposição também se estabeleceu com este perfil. As expressões das cinco artistas estão em stencil, leds e percursos. Também lançaremos o segundo fanzine editado pela Galeria”, informa a idealizadora do projeto e diretora da Galeria Teix, Jô Maciel.

A residência artística criou um ambiente de imersão em pesquisa e criação para artistas visuais. Ofereceu condições para realização de exposição e publicação dedicada às obras criadas durante a permanência do artista na residência. E deu condições para atividades formadoras relacionadas à pesquisa do artista em residência, com acompanhamento do curador.
A curadoria da exposição é de Roberto Pitella. Segundo ele, "fazer um processo de curadoria é percorrer um caminho perigoso, pois é um caminho de escolhas e decisões.”


Perfil das artistas participantes:
Aline Moraes nasceu em 1992 e mora em Curitiba. Artista visual e arte-educadora. graduada em Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Tuiuti do Paraná. Cursando pós-graduação em Artes Híbridas pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR / 2016.

Sayuri Kashimura nasceu em 1989 em Porto Alegre e reside atualmente em Curitiba/PR. Graduação em Licenciatura em Artes Visuais na Faculdade de Artes do
Paraná. Atualmente cursando Especialização em Artes Híbridas na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2016).

Ana Lesnovski é doutora em Comunicação Social, mestre em Comunicação e Linguagens, artista multimídia, diretora, produtora, e editora cinematográfica.

Sandra Hiromoto é designer, especialista em Poéticas no Ensino da Arte Contemporânea, pintora, interventora, premiada em salões e mostras de arte no Brasil e no exterior.

Evento - A Bienal Internacional de Curitiba completa 22 anos em 2015 priorizando a arte que vai para as ruas, com ações que não se restringem aos museus, centros culturais e galerias, mas que ganham o espaço urbano. Tem curadoria geral do crítico de arte
Teixeira Coelho e acontece na capital paranaense entre os dias 3 de Outubro e 6 de Dezembro com obras de artistas dos cinco continentes em 100 espaços da cidade.

Nesta edição, a Bienal tem como conceito curatorial a Luz do Mundo, fio condutor das
obras que representam o melhor da arte contemporânea mundial. “A edição de 2015 da
Bienal Internacional de Curitiba tem por tema a arte da luz, a arte com a luz, a arte feita
de luz e que tem na luz sua matéria, seu material e conteúdo”, observa o crítico e curador geral Teixeira Coelho. Paralelamente, a Unesco instituiu 2015 como o Ano
Internacional da Luz, no campo da Ciência e Tecnologia.

“A Bienal é uma excelente oportunidade para se ter contato com o que há de mais contemporâneo no mundo da arte. Ao observar as obras, acompanhar as performances, visitar um museu, é possível cruzar fronteiras geográficas e expandir o repertório cultural. Mais uma vez, a Bienal envolverá toda a cidade, provocando as pessoas de um jeito diferente”, afirma o diretor-geral da Bienal, Luiz Ernesto Meyer Pereira.

Exposição:  "A Luz Que Te Toca"
De 2 de Outubro a 6 de Dezembro
Abertura dia 1 às 19 horas para convidados
Segunda a sexta, das 10h às 19h. Sábado das 10h às 17 horas 
Galeria Teix
Avenida Vicente Machado, 666 - Centro - Curitiba - PR 
Telefone: 41 3018-2732.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"