FESTIVAL DE CURITIBA CELEBRA OS ANIVERSÁRIOS DE QUATRO COMPANHIAS DE TEATRO BRASILEIRAS



Pé no Palco, A Bagaceira, Teatro Máquina e Ponto de Partida festejam história de ligação com principal evento cênico brasileiro

Quatro companhias de teatro que fazem a história da dramaturgia brasileira escolheram o 24º Festival de Teatro de Curitiba para comemorar datas importantes em suas histórias. A curitibana Pé no Palco Atividades Artísticas celebra seus 20 anos com a estreia nacional de “Ensaio Para um Adeus Inesperado”, que traz ao palco a sua fundadora e diretora artística Fática Ortiz, ao lado de Pedro Bonacin. Com direção de José Simões e Jean Carlos Sanches, o texto, de Sérgio Roveri, aborda questões existenciais profundas de uma mãe, cujo filho se matou sem deixar nenhum bilhete, e de um filho, que rememora suas experiências mais íntimas e decide ir embora de casa.

 Além do espetáculo na Mostra, a Pé no Palco participa também da programação do Fringe, com uma Mostra Especial das montagens mais importantes do seu repertório, como o “Conto da Ilha Desconhecida”, baseada em obra de José Saramago e com a qual a companhia estreou no Festival de Curitiba de 2002. “O Festival tem grande importância para o Pé no Palco e a história da escola e da companhia andam lado a lado com ele”, afirma Fátima Ortiz.

O Grupo Bagaceira de Teatro, de Fortaleza (CE), celebra 15 anos de atividades e estreia no Festival deste ano o espetáculo “Fishman”. O grupo tem 14 espetáculos montados e pelo menos duas dezenas de esquetes, contabilizando mais de 800 apresentações em sua história. O espetáculo comemorativo traz o encontro de dois homens nas imediações de um de um lago. Ambos estão mudados e não sabem como agir perante o outro. A massa líquida e mutável da água é a metáfora do relacionamento entre os dois personagens, que não conseguem se aproximar através do diálogo.

O Teatro Máquina, também de Fortaleza (CE), vem ao Festival de Curitiba para comemorar seus 10 anos com o espetáculo “Diga que você está de acordo!MÁQUINAFATZER. O espetáculo conta o dilema de quatro soldados alemães que têm a esperança de fugir da 1ª Guerra Mundial. O roteiro foi criado a partir dos fragmentos do Material Fatzer, escrito por Bertold Brecht, entre os anos de 1926 e 1931. “Nosso espetáculo não trata apenas de retratar quatro soldados confinados. É muito mais sobre o acordo e sobre o que nos resta. Sobre esse lugar sombrio que revela a natureza, revela o que pensamos termos construído como humanidade, revela o que não podemos entender como homens, o que não queremos saber. Entre quatro paredes e com as gargantas abertas e dirigidas para o público”, revela Fran Teixeira, diretora do grupo.

O grupo Ponto de Partida, de Barbacena (MG), chega aos seus 35 anos trazendo ao Festival de Teatro de Curitiba o espetáculo “Drummond”, em cartaz desde 1989, baseado na vida e na obra do poeta mineiro. Seguindo os rastros biográficos deixados pelo autor em sua obra, o roteiro passa da infância à velhice, de situações cotidianas a questões existencialistas, trazendo a vida, como um todo, para o palco. A peça é um jogo teatral vibrante, com uma linguagem fluente e ágil. Sem qualquer cenário, o equilíbrio da cena está na disposição dos atores e na luz. É um espetáculo que, em todo o seu desenrolar, manipula a beleza. O lirismo está presente nos figurinos, nos personagens, na trilha e, sem dúvida, conduz o público a uma viagem às suas próprias lembranças. Por isso seu público vai de adolescentes a grisalhos velhinhos, de pessoas que jamais leram um verso a professores de literatura, de gente comum a artistas.

O 24º. Festival de Teatro de Curitiba é apresentado pelo Banco Itaú e Tradener e tem patrocínio da Renault do Brasil, Petrobras, Copel, Fundação Cultural de Curitiba/Prefeitura de Curitiba e UEG Araucária, além do apoio da Itaipu Binacional.

SERVIÇO: 
Ensaio Para um Adeus Inesperado – Dias 27, 28 e 29 de Março – Portão Cultural
Drummond – Dias 28 e 29 de Março – Teatro Bom Jesus
Diga que você está de acordo! – MÁQUINAFATZER – Dias 1º e 2 de Abril – Teatro da Reitoria
Fishman – Dias 4 e 5 de Abril – Teatro Paiol.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"