Pé no Palco, A Bagaceira, Teatro Máquina e Ponto de Partida
festejam história de ligação com principal evento cênico brasileiro
Quatro companhias de teatro que fazem a história da dramaturgia brasileira
escolheram o 24º Festival de Teatro de Curitiba para comemorar datas importantes
em suas histórias. A curitibana Pé no Palco Atividades
Artísticas celebra seus 20 anos com a estreia nacional de
“Ensaio Para um Adeus Inesperado”, que traz ao palco a sua
fundadora e diretora artística Fática Ortiz, ao lado de Pedro Bonacin. Com
direção de José Simões e Jean Carlos Sanches, o texto, de Sérgio Roveri, aborda
questões existenciais profundas de uma mãe, cujo filho se matou sem deixar
nenhum bilhete, e de um filho, que rememora suas experiências mais íntimas e
decide ir embora de casa.
Além do espetáculo na Mostra, a Pé no Palco participa também da programação
do Fringe, com uma Mostra Especial das montagens mais importantes do seu
repertório, como o “Conto da Ilha Desconhecida”, baseada em obra de José
Saramago e com a qual a companhia estreou no Festival de Curitiba de 2002. “O
Festival tem grande importância para o Pé no Palco e a história da escola e da
companhia andam lado a lado com ele”, afirma Fátima Ortiz.
O Grupo Bagaceira de Teatro, de Fortaleza (CE), celebra 15
anos de atividades e estreia no Festival deste ano o espetáculo
“Fishman”. O grupo tem 14 espetáculos montados e pelo menos
duas dezenas de esquetes, contabilizando mais de 800 apresentações em sua
história. O espetáculo comemorativo traz o encontro de dois homens nas
imediações de um de um lago. Ambos estão mudados e não sabem como agir perante o
outro. A massa líquida e mutável da água é a metáfora do relacionamento entre os
dois personagens, que não conseguem se aproximar através do diálogo.
O Teatro Máquina, também de Fortaleza (CE), vem ao Festival
de Curitiba para comemorar seus 10 anos com o espetáculo “Diga que você
está de acordo! – MÁQUINAFATZER”. O espetáculo conta o dilema de quatro
soldados alemães que têm a esperança de fugir da 1ª Guerra Mundial. O roteiro
foi criado a partir dos fragmentos do Material Fatzer, escrito por Bertold
Brecht, entre os anos de 1926 e 1931. “Nosso espetáculo não trata apenas de
retratar quatro soldados confinados. É muito mais sobre o acordo e sobre o que
nos resta. Sobre esse lugar sombrio que revela a natureza, revela o que pensamos
termos construído como humanidade, revela o que não podemos entender como
homens, o que não queremos saber. Entre quatro paredes e com as gargantas
abertas e dirigidas para o público”, revela Fran Teixeira, diretora do
grupo.
O grupo Ponto de Partida, de Barbacena (MG), chega aos seus
35 anos trazendo ao Festival de Teatro de Curitiba o espetáculo
“Drummond”, em cartaz desde 1989, baseado na vida e na obra do
poeta mineiro. Seguindo os rastros biográficos deixados pelo autor em sua obra,
o roteiro passa da infância à velhice, de situações cotidianas a questões
existencialistas, trazendo a vida, como um todo, para o palco. A peça é um jogo
teatral vibrante, com uma linguagem fluente e ágil. Sem qualquer cenário, o
equilíbrio da cena está na disposição dos atores e na luz. É um espetáculo que,
em todo o seu desenrolar, manipula a beleza. O lirismo está presente nos
figurinos, nos personagens, na trilha e, sem dúvida, conduz o público a uma
viagem às suas próprias lembranças. Por isso seu público vai de adolescentes a
grisalhos velhinhos, de pessoas que jamais leram um verso a professores de
literatura, de gente comum a artistas.
O 24º. Festival de Teatro de Curitiba é apresentado pelo Banco Itaú e
Tradener e tem patrocínio da Renault do Brasil, Petrobras, Copel, Fundação
Cultural de Curitiba/Prefeitura de Curitiba e UEG Araucária, além do apoio da
Itaipu Binacional.
SERVIÇO:
Ensaio Para um Adeus Inesperado – Dias 27, 28 e 29 de Março
– Portão Cultural
Drummond – Dias 28 e 29 de Março – Teatro Bom Jesus
Diga que você está de acordo! – MÁQUINAFATZER – Dias 1º e 2
de Abril – Teatro da Reitoria
Fishman – Dias 4 e 5 de Abril – Teatro Paiol.
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