FESTIVAL DE TEATRO DE CURITIBA TERÁ 29 ESPETÁCULOS E 393 NO FRINGE

Venda de ingressos começa nesta terça-feira (10) nos pontos de vendas e pelo site www.festivaldecuritiba.com.br
  
Começam nesta terça-feira (10) as vendas dos ingressos para os espetáculos do 24º Festival de Teatro de Curitiba. Neste ano, o Festival será realizado de 24 de Março a 5 de Abril e reunirá 29 espetáculos na Mostra, sendo sete estreias nacionais e cinco atrações internacionais, e 393 espetáculos no Fringe. O evento é apresentado pelo Banco Itaú e Tradener, tem patrocínio da Renault do Brasil, Petrobras e UEGA Araucária e apoio da Itaipu Binacional.

Já começa a venda dos ingressos: disponível pela internet (www.festivaldecuritiba.com.br) e nas bilheterias oficiais do evento, instaladas no ParkShoppingBarigüi, Shopping Mueller e Palladium Shopping Center. Os ingressos para os espetáculos da Mostra custam R$ 60,00 (inteira) e R$ 30,00 (meia-entrada), sendo que esses valores estão sujeitos à taxa de conveniência do DiskIngressos.

A Mostra apresenta neste ano sete estreias nacionais – SPon SPof SpendPost ScriptumOEAbnegação 2Meu Saba, Fishman e Ensaio Para Um Adeus Inesperado – e cinco atrações internacionais: A House in AsiaDouble RiteSurfacingNumax e Forces, da companhia norte-americana Elizabeth Streb, que marcará a abertura do Festival.

A programação reúne, ainda, as peças Gotas D’Água Sobre Pedras EscaldantesSilêncioOh! Os Belos DiasNêgoDrummondPessoas PerfeitasBeije Minha LápideAtravés de Um EspelhoDesalinho,Let’s KissMáquina Fatzer, NômadesAdorável GarotoSelfie e Depois do Ensaio, além dos musicais Dias de Luta, Dias de Glória, sobre o grupo Charlie Brown Júnior, e Samba Futebol Clube, sucesso multimídia de 2014 que recebeu 12 indicações aos prêmios Shell e Cesgranrio de Teatro.
STREB_Forces_PressPhoto 

FRINGE
O Fringe chega à sua 17ª edição com 393 espetáculos que ganharão as ruas, praças, palcos e espaços alternativos de Curitiba em 12 dias de programação.

O evento reunirá dez Mostras Especiais, sendo cinco novas: Mostra de Teatro Universitário Grutum!, que estreia no Fringe com produções de grupos universitários; Gloriah Vigor Mortis, que apresentará uma seleção dos trabalhos da companhia curitibana homônima, sob a direção de Paulo Biscaia; 20 anos do Pé no Palco, que celebra as duas décadas da companhia teatral criada por Fátima Ortiz; I Mostra Pernambucana de Teatro para Infância, que vai inaugurar o mais novo espaço teatral de Curitiba, o Estúdio 455; e Ilíada Homero Grécia 2016, que reúne dez espetáculos com os cantos da obra grega de Homero.

Além disso, a plateia poderá escolher os espetáculos das Mostras já conhecidas do público do Fringe, como Sonora CenaMostra Ademar GuerraAve LolaNovos Repertórios Sesi Dramaturgia.

AS ESTREIAS NACIONAIS
Abnegação II – O Começo do Fim – Produção do grupo Tablado De Arruar, de São Paulo, é a segunda parte da trilogia homônima, iniciada em 2014, que trata das relações de poder no interior de um partido político. A trama traz cinco personagens ligadas à estrutura do poder, diante de uma situação com dimensões nacionais em que cada decisão poderá gerar consequências catastróficas.

Fishman – O grupo cearense Bagaceira de Teatro retorna ao Festival de Teatro para celebrar seus 15 anos com esse novo espetáculo. Nesse trabalho, o grupo lança desafios no âmbito da construção cênica e da dramaturgia para chegar a um adensamento de sua linguagem própria, com a intenção de provocar uma reflexão sobre o que é produzido no Nordeste.

OE – Novo espetáculo solo de Eduardo Okamoto, coloca no centro das atenções o espaço, o ator e a palavra. Inspirado na obra do escritor japonês Kenzaburo Oe (Prêmio Nobel de Literatura/1994), o processo de pesquisa incluiu um estágio de Okamoto no Kazuo Ohno Dance Studio, no Japão. Com encenação de Marcio Aurélio, a dramaturgia é assinada por Cássio Pires.

Meu Saba – Baseado no livro de Noale Ben-Artzi Pelossof, intitulado “Saba – Em Nome da dor e da Esperança”, esta é a primeira montagem teatral livremente inspirada na obra da autora conta a sua história e a de seu avô, o ex-primeiro-ministro de Israel Yitzhak Rabin, assassinado por um israelense contra o movimento de paz. O espetáculo, que se passa num átimo de 30 segundos, tem Clarissa Kahane como protagonista, sob direção de Daniel Herz.

SPon SPoff Spend – Primeiro trabalho adulto da Maracujá Laboratório de Artes, o espetáculo joga o olhar da plateia para a teia de relações de uma comunidade de mendigos que vive embaixo de um viaduto em São Paulo. Marca a comemoração dos 10 anos do grupo e a primeira vez que a companhia atua com um diretor convidado, Fernando Escrich, que fez parte do grupo Doutores da Alegria. Na história, cinco personagens circulam por dois diferentes planos narrativos. Em um deles encontra-se uma comunidade de mendigos. Em outro plano, uma equipe de filmagem está produzindo um filme tendo como tema uma sociedade formada unicamente por mendigos.

Post Scriptum – Novo trabalho da Companhia Teatral Arnesto nos Convidou (SP). Com texto e direção de Samir Yazbek e dramaturgia de Helio Cicero, aborda o conflito entre israelenses e palestinos por meio de uma família radicada no Brasil, formada pelo Pai, palestino e muçulmano, a Mãe, libanesa e cristã ortodoxa, o Primogênito, brasileiro e muçulmano e o Caçula, brasileiro de formação católica.

Ensaio para um Adeus Inesperado – Com texto de Sergio Roveri e direção de José Simões e Jean Carlos Sanches, essa produção curitibana traz ao palco os atores Fátima Ortiz e Pedro Bonacin. O texto aborda questões existenciais profundas que se desdobram nas narrativas de uma mãe, cujo filho se matou sem deixar qualquer bilhete, e de um filho que rememora suas experiências mais íntimas decidindo-se ir embora. O espetáculo marca os 20 anos da companhia Pé no Palco Atividades Artísticas.


ATRAÇÕES INTERNACIONAIS
Forces”, da norte-americana Elizabeth Streb, abrirá o Festival no palco do Teatro Guaíra, com uma performance que une teatro, dança e ação, em meio a acrobacias que desafiam os atores todo o tempo. Reconhecidos como vanguardistas em suas áreas de atuação, os artistas repensam a ligação entre o indivíduo, tecnologia e sociedade e promovem um grande show para toda a família.

No espanhol “Numax”, o público desempenha um papel importante.  O texto é baseado em filme sobre o colapso de uma tentativa de gerir a fábrica de eletrodomésticos Numax, na Espanha. Dirigidos por Roger Bernat, os atores em cena promovem um verdadeiro julgamento para decidir o futuro dos trabalhadores e pessoas da plateia serão convidadas a participar, característica presente nos trabalhos do diretor.

A House in Asia”, do grupo catalão Señor Serrano, constrói um retrato pop da década que seguiu os atentados de 11 de setembro, usando maquetes, videoprojeções, manipulação de vídeo em tempo real, videojogos, mundos virtuais e performance. O espetáculo parte do episódio da invasão à casa de Osama Bin Laden que resultou na morte do terrorista.

Na performance multimídia “Surfacing”, o ator, cantor e compositor americano Holcombe Waller combina música, dramaturgia, vídeo e dança a relatos fictícios. Walleré é conhecido por compor para concertos, cinema e dança, bem como para seus próprios projetos de performance interdisciplinares. Temas como nostalgia, intimidade e a busca de significado espiritual são recorrentes em suas criações.

O espetáculo dinamarquês “Double Rite” também mistura dança e teatro em duas performances inspiradas na obra A Sagração da Primavera, de Igor Stravinsky. A perda da inocência é o assunto da companhia Granhøj Dans, que em seu trabalho celebra os ritos de passagens de meninos para homens e de garotas para mulheres.  Em “Rite of Spring – extended”, sete personagens masculinos entram em cena. A versão feminina, “Rose: Rite of Spring – extended 2”, traz oito mulheres ao palco, inclusive uma pianista cujo instrumento se transforma em parte do espetáculo.


EVENTOS PARALELOS
Gastronomix, Guritiba, Mish Mash e Risorama são os quatro eventos paralelos ao Festival de Teatro de Curitiba que movimentam a capital paranaense nos 13 dias do evento. Mish Mash será realizado nos dias 4 e 5 de abril, tem direção artística de Rafael Barreiros, o Palhaço Alípio, da Cia dos Palhaços, e reunirá atrações de ilusionismo e mágica. Com curadoria de Diogo Portugal, o Risorama reunirá o melhor do stand up comedy do Brasil de 26 a 31 de Março.

Primeira feira de alta gastronomia de Curitiba, o Gastronomix chega à sua sétima edição, com espaço ampliado para as crianças. Nos dias 28 e 29 de Março, chefs estrelados e pratos de diferentes lugares do Brasil compõem o cardápio do evento, que conta ainda com aulas-shows e aulas práticas de culinária. O evento também tem espaço dedicado para a Gastronomia Responsável, em parceria coma Fundação Grupo Boticário.

De 28 de Março a 5 de Abril, o Guritiba terá quatro espetáculos infantis: “Agora Eu Era o Herói”, comédia romântica para o público infanto-juvenil da Cia UM de Teatro, “Tucantaconto”, show musical da Cia Tricromática, “Entre Janelas”, trabalho da Tato Criação Cênica, e “Intolerância”, drama da companhia BuZum. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"