COMEMORAÇÃO DOS 45 DO BALÉ TEATRO GUAÍRA CHEGA AURITIBA


Espetáculos gratuitos com companhias de outras cidades e mesa redonda marcam aniversário da companhia

De 13 a 16 de Novembro, o Balé Teatro Guaíra será o anfitrião de sua festa de aniversário, em Curitiba. O BTG receberá seis companhias de dança contemporânea na capital do Paraná, em quatro dias de espetáculos que comemoram seus 45 anos.

O projeto Balé Teatro Guaíra e Cias já passou por Manaus, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador e passará por Niterói, proporcionando intensa troca de experiências e belos espetáculos para as cidades e suas companhias públicas de dança. Participam do projeto: Corpo de Dança do Amazonas (Manaus), Balé da Cidade de São Paulo (São Paulo), Cia de Dança Palácio das Artes (Belo Horizonte), Balé Teatro Castro Alves (Salvador) e Cia de Ballet da Cidade de Niterói (Niterói), além do próprio Balé Teatro Guaíra e do G2 Cia de Dança.



De acordo com a proposta, cada cia. compartilhou espetáculo com o BTG em sua localidade e nestas datas farão espetáculos exclusivos em Curitiba. Em comum com o BTG, estas companhias construíram a história da dança no Brasil e possuem um sistema de gestão similar, apoiado no poder público, além de afinidades em sua proposta artística. Por conta disso, foram convidadas a dividir o palco com a companhia aniversariante.

Entendemos que a melhor maneira para comemorar esta data é nos aproximarmos daqueles que admiram esta arte, seja com o público ou com nossos parceiros de ofício”, explica a diretora do Balé Teatro Guaíra, Cintia Napoli. O Balé Teatro Guaíra foi criado em 1969 pelo Governo do Estado do Paraná. Durante todo seu percurso contou com importantes diretores e coreógrafos, acumulando mais de 130 coreografias realizadas. Na atual direção de Cintia Napoli, o BTG tem como metas a concretização de políticas de acessibilidade à dança, a promoção de espaços de incentivo ao artista criador e a difusão e produção de espetáculos que integram o seu repertório.

ALÉM DA DANÇA
 
Cumpre a agenda comemorativa da semana a realização de duas mesas redondas, que acontecerão com a participação dos diretores das companhias visitantes e atividades complementares, como oficinas, apresentações em espaços alternativos, intervenções urbanas e mostras de vídeos. O objetivo do encontro é discutir os rumos e oportunidades das cias. que estão ligadas as esferas governamentais. Espera-se reunir, além de bailarinos, estudantes e demais profissionais da dança, movimentando a cena da dança do país.

Além disso, as companhias farão intervenções urbanas em espaços públicos da cidade, como a praça Santos Andrade, praça Tiradentes e o Paço da Liberdade, entre outras localidades. Fecham a programação também duas oficinas e um work in progress.

“Para além da aproximação entre os artistas, contamos com a participação ativa da comunidade. Acreditamos que as verdadeiras transformações se fazem nas ações, atuando efetivamente na construção e fortalecimento da cultura no nosso país”, diz Cintia Napoli.

O projeto Balé Teatro Guaíra e Cias é uma realização da Lei de Incentivo à Cultura, e conta com a produção da Associação de Bailarinos e Apoiadores do Balé Teatro Guaíra, coprodução do Centro Cultural Teatro Guaíra, apoio local da Galvão Locações e Fundação Cultural de Curitiba e patrocínio da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), BNDES e Volvo.


SERVIÇO: Balé Teatro Guaíra & Cias
 
13 de Novembro - Curitiba (PR)
Balé Teatro Guaíra – A Sagração da Primavera
Horário: 21h
Local: Teatro Guaíra – Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto – Rua Conselheiro Laurindo, s/nº Curitiba (PR)
Informações: (41) 3304-7914

14 de Novembro – Curitiba (PR)Cia. de Dança Palácio das Artes – Entre o Céu e as Serras
Horário: 21h
Local: Teatro Guaíra – Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto – Rua Conselheiro Laurindo, s/nº Curitiba (PR)
Informações: (41) 3304-7914

G2 Cia de Dança – Blow Elliot Benjamin
Horário: 19h
Local: Teatro Guaíra – Auditório Salvador de Ferrante - R. XV de Novembro, 971, Centro, Curitiba (PR)
Informações:(41) 3304-7900

Experiência Urbana com o Balé Teatro Guaíra
11h30 - Praça Santos Andrade
17h00 – Praça Tiradentes
17h30 - Paço da Liberdade

Oficina de Fundamentos do Método Pilates com o Balé Teatro Castro Alves
14h - Casa Hoffmann - Rua Claudino dos Santos, 58 - Largo da Ordem

Apresentação do Corpo de Dança do Amazonas
16h30 - Casa Hoffmann - Rua Claudino dos Santos, 58 - Largo da Ordem

15 de Novembro – Curitiba (PR)Balé da Cidade de São Paulo – Uneven, O Balcão do Amor (Duo), Abrupto.
Horário: 21h
Local: Teatro Guaíra – Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto – Rua Conselheiro Laurindo, s/nº Curitiba (PR)
Informações: (41) 3304-7914

Corpo de Dança do Amazonas – Sagração da Primavera
Horário: 19h
Local: Teatro Guaíra – Auditório Salvador de Ferrante - R. XV de Novembro, 971, Centro, Curitiba (PR)
Informações:(41) 3304-7900

Mesa de Debate sobre Cias. Públicas, com a participação dos diretores do Balé Teatro Guaíra, Companhia de Ballet da Cidade de Niterói, Corpo de Dança do Amazonas e Balé da Cidade de São Paulo
9h - Museu Oscar Niemeyer - Rua Marechal Hermes 999 - Centro Cívico

Experiência Urbana com o Balé Teatro Guaíra
11h45 - Museu Oscar Niemeyer - Rua Marechal Hermes 999 - Centro Cívico
17h30 - Largo da Ordem
17h45 - Rua XV de Novembro

Oficina de Espaço Dança Contemporânea com a Companhia de Ballet da Cidade de Niterói
14h - Casa Hofmann - Rua Claudino dos Santos, 58 - Largo da Ordem

Work in Progress com a Companhia de Ballet da Cidade de Niterói
16h30 - Casa Hoffmann - Rua Claudino dos Santos, 58 - Largo da Ordem

16 de novembro – Curitiba (PR)Companhia de Ballet da Cidade de Niterói – Romeu e Julieta
Horário: 21h
Local: Teatro Guaíra – Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto – Rua Conselheiro Laurindo, s/nº Curitiba (PR)
Informações: (41) 3304-7914

Balé Teatro Castro Alves - ...Ou Isso
Horário: 19h
Local: Teatro Guaíra – Auditório Salvador de Ferrante - R. XV de Novembro, 971, Centro, Curitiba (PR)
Informações:(41) 3304-7900

Mesa de Debate sobre Cias. Públicas, com a participação dos diretores da G2 Cia de Dança, Balé Teatro Castro Alves, Cia de Dança Palácio das Artes e o Coordenador de Dança da Funarte
9h - Museu Oscar Niemeyer – Rua Marechal Hermes 999 - Centro Cívico

Experiência Urbana com o Balé Teatro Guaíra
11h45 - Museu Oscar Niemeyer – Rua Marechal Hermes 999 - Centro Cívico
17h - Ruínas de São Francisco

Apresentação de Banquete com a G2 Cia de Dança
16h - Casa Hoffmann - Rua Claudino dos Santos, 58 - Largo da Ordem

BALÉ TEATRO GUAÍRA
O Balé Teatro Guaíra foi criado em 1969 pelo Governo do Estado do Paraná. Durante todo seu percurso contou com importantes diretores e coreógrafos, acumulando mais de 130 coreografias realizadas. Teve como primeiros diretores Ceme Jambay, Yara de Cunto, Yurek Shablewski, Hugo Delavalle e Eric Waldo.

Em 1979, o coreógrafo português Carlos Trincheiras assumiu a direção e permaneceu até 1993. Nesse período a companhia ganhou reconhecimento internacional, com destaque para a obra O Grande Circo Místico, inspirada no poema de Jorge de Lima, com música especialmente composta por Edu Lobo e Chico Buarque. Izabel Santa Rosa, Jair Moraes, Marta Nejm, Christina Purri, Susana Braga, Carla Reinecke, Andréa Sério, também dirigiram e contribuíram com a construção da história do Balé.

Além das criações dos próprios diretores, o Balé contou ainda com coreógrafos como John Butler, Milko Sparembleck, Vasco Wellemkemp, Maurice Bejárt, Ana Mondini, Luis Arrieta, Henning Paar, Julio Mota, Tíndaro Silvano, Márcia Haydée, Ana Vitória, Eduardo Ibañez, Andréa Lerner, Rosane Chameki, Roseli Rodrigues, Rodrigo Pederneiras, Henrique Rodovalho, Felix Landerer, David Zambrano, Luiz Fernando Bongiovanni, Rui Moreira, Carmen Jorge, Olga Roriz e Gustavo Ramirez Sansano.

Em abril de 2012, a companhia participou do Dilbeek Art & Tech Festival, na Bélgica, e da Bienal Internacional da Dança, em Curitiba, com o espetáculo Coreografias para Ambientes Preparados. No segundo semestre, o BTG realizou turnê com A Sagração da Primavera em sete cidades do Paraná, Bienal Internacional de Dança do Ceará e Festival Internacional do Recife.

Em 2013 o Balé Teatro Guaíra firmou importantes parcerias: BTG e DANCEP (Colégio Estadual do Paraná) e BTG no MON + Arte. Participou como convidado especial na noite de gala do 31º Festival de Dança de Joinville em 2013.

Na atual direção de Cintia Napoli (2012) o BTG tem como meta: a concretização de políticas de acessibilidade à dança, a promoção de espaços de incentivo ao artista criador e a difusão e produção de espetáculos que integram o seu repertório. É neste sentido que o BTG estabelece um diálogo com a contemporaneidade, ao mesmo tempo em que preserva e valoriza a sua história.
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"