CONFERÊNCIA ILUSTRADA COM GUTO LACAZ NO MuMA

Artista paulistano ilustra bate-papo com obras significativas de sua trajetória
 
Os aparelhos paradoxais e, por vezes, absurdos do paulistano Guto Lacaz vão ilustrar uma conversa entre o artista e o público nesta terça-feira, dia 4 de novembro, às 19 horas, no Auditório Antonio Carlos Kraide, no MuMa – Museu Municipal de Arte de Curitiba (Av. República Argentina, 3430 - Portão). A conferência, gratuita, é parte do projeto Inventário, de Washington Silveia, que inclui exposição individual com oito obras do artista curitibano no MuMa. 
 
Guto mostra ao público os trabalhos que considera mais significativos de sua trajetória para falar de “erros, acertos, fracassos e sucessos”. “Vou falar um pouco de minha formação, mestres e referências”, adianta o arquiteto que, em 1978, iniciou sua carreira como artista ao ganhar o prêmio Objeto Inusitado – Arte Aplicada/Paço das Artes. Ao longo das décadas, revelaria um trabalho amplo, que inclui o desenho gráfico, a performance, a instalação, a videoarte, a produção de pequenas máquinas e de livros.



Guto e Washington Silvera, que o convidou para ministrar a conferência, percebem relações entre a arte que produzem pela busca da “inutilidade” em objetos (re)criados sob a lógica da desconstrução e da desorganização. “São raciocínios semelhantes”, diz o multiartista paulistano, que conheceu Washington na feira São Paulo Arte em 2013. Se o curitibano extrai novos sentidos de objetos usuais como, por exemplo, um instrumento de cordas, a obra do paulistano cruza as fronteiras da ciência e da tecnologia. Ambos, brincam com o humor e a ironia.
 
Nas vindas anteriores à Curitiba para ministrar conferências, palestrar e realizar exposição, Guto conta que não teve tempo de conhecer os artistas locais – o que pretende fazer agora. “Só conheço o Hélio Leites”, diz o vencedor, entre outros, do Prêmio FUNARTE de Arte Contemporânea 2013, e da Bolsa Guggenheim em 1999 e autor de livros como Desculpe a Letra (Ateliê Editorial), omemhobjeto (Decor Books) e 80 desenhos (Dash Editora). 
 
ServiçoPalestra com o artista Guto Lacaz
Local: Auditório Antonio Carlos Kraide, no Portão Cultural (Av. República Argentina, 3430)
Dia: 4 de novembro, às 19h
Entrada gratuita.
 
Inventário – exposição individual de Washington Silvera
Local: Museu Municipal de Arte (MuMA) – Portão Cultural (Av. República Argentina, 3430)
Data:  de 17 de outubro de 2014 a 1 de fevereiro de 2015     
Horário: terça-feira a domingo, das 10h às 19h
Informações: (41) 3329-2801.   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

MINI TATOOS: COM FLASH DAY COM COLAB FEMININO DE TATUAGEM

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS