FASHION CULTURE BRASIL NAS 12 CIDADES-SEDE
Portal traz destaque fashion-cultural das 12 cidades-sede da Copa do
Mundo
Está no ar Fashion Culture Brasil. É de Curitiba o projeto vencedor
no grupo Moda do Eixo Criativo do Concurso 2014 do MinC
Um Brasil com “s” para ingleses, franceses,
alemães, italianos, americanos, sul-africanos e outras nacionalidades verem.
Está no ar o portal Fashion Culture Brasil, que traz os destaques da moda e do
design das doze cidades-sede que estão atraindo turistas de 32 países envolvidos
no mundial de futebol.
Com coordenação editorial da jornalista Nereide
Michel e direção de arte do produtor Paulo Martins, o portal foi o único
escolhido do grupo de Moda no Eixo Brasil Criativo, do Concurso 2014, realizado
pelo Ministério da Cultura. O site bilíngue (português-inglês) reflete o
autêntico lifestyle brasileiro por meio de seus estilistas, designers e marcas
de cada região. Pela sua abrangência, o Fashion Culture Brasil envolveu o
trabalho de pesquisa e curadoria de “craques” do jornalismo de cada capital onde
estão sendo realizados os jogos do campeonato mundial: Adélia Lopes (Curitiba),
Aline Ebert (Porto Alegre), Creuza Medeiros (Cuiabá), Cristina Pioner e Germana
Cabral (Fortaleza), Fernanda Matos (Salvador), Lu Catoira (Rio de Janeiro),
Marta De Divitiis (São Paulo), Mazé Mourão (Manaus), Natália Dornellas (Belo
Horizonte), Phelipe Rodrigues (Recife), Roberta Pimenta (Natal) e Thiago Malva
(Brasília).
Segundo Paulo Martins, “inicialmente quisemos mostrar
o espaço que a moda autoral está conquistando nas cidades que estão recebendo o
maior fluxo de turistas durante a competição. Mas no decorrer do projeto
percebemos que este trabalho de verdadeiro garimpo deve continuar a ser
alimentado, pois será um espaço de visibilidade para os criadores e toda a
cadeia da indústria criativa ”.
Cada cidade contempla no portal um estilista
representativo, guia de eventos culturais e curiosidades da culinária regional.
Além disso, um roteiro fashion traz um raio-X dos ateliês de moda autoral e
associações que trabalham com produtos sustentáveis. Tudo com endereços e
indicações para que os interessados possam se localizar e sejam incentivados a
conhecer pessoalmente os espaços e seus produtos. Complementando a parte de
moda, cada jornalista pinçou na rua pessoas que representam o street fashion de
cada cidade-sede do mundial.
Em outro link, A Moda como Cultura, destaque para
estilistas que já se tornaram emblemáticos ao buscar na cultura brasileira fonte
de inspiração para suas coleções. Nele estão o cearense Lino Villaventura, o
mineiro Ronaldo Fraga, a baiana Márcia Ganem e o paranaense Silmar Alves.
"Fizemos tudo com muito critério. Acreditamos que um importante canal se abriu
para a moda autoral no Brasil”, observa Nereide Michel.
Há mais de uma década, a jornalista Nereide Michel e
o produtor Paulo Martins têm realizado um trabalho que promove o diálogo da Moda
com a Cultura através de eventos como o Curitiba Fashion Art e o concurso Prêmio
João Turin de Incentivo aos Novos Designers de Moda. “Em um mundo globalizado é
essencial valorizar a identidade local para que esta inspire produtos
diferenciados e atrativos para o mercado nacional e internacional. A identidade
é um dos pilares da economia criativa”, avalia a jornalista.
Além de ampliar a visibilidade da moda autoral
brasileira, o Fashion Culture Brasil tem como objetivo contribuir para uma
imagem brasileira que vai além do futebol e do carnaval num momento em que as
atenções do mundo se voltam para o nosso país. “A diversidade e a criatividade
do brasileiro estão representadas no Portal por meio dos pequenos e micro
criadores locais”, destaca Paulo Martins.
O conteúdo do portal Fashion Culture Brasil também
pode ser acessado e baixado em smartfones e tablets nos totens interativos
instalados no Espaço Cultura, presente em todas as cidades-sede da Copa do
Mundo.
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