PROGRAMA APRENDIZ DE TROPEIRO SERÁ LANÇADO NO PAÇO DA LIBERDADE

Promover uma experiência de vivência da história. Este é o objetivo do “Aprendiz de Tropeiro”, que será lançado no dia 28 de Abril (segunda-feira), às 15h, no Paço da Liberdade, em Curitiba. O evento tem assinatura da Federação do Comércio do Paraná, Sesc – Senac, e apoio do Instituto Histórico e Cultural da Lapa.

De acordo com o idealizador do programa e tropeirista, Márcio Assad, o “Aprendiz de Tropeiro” tem foco cultural, educacional e turístico ao oferecer às pessoas a oportunidade de vivenciar o dia a dia de um tropeiro num passeio repleto de aventura. “Elas são contextualizadas na história e fazem uma verdadeira volta ao passado ao conhecerem de forma prática e interativa as atividades que faziam parte da rotina desses homens, que percorriam o país sobre o lombo de suas mulas”, diz.O percurso, com duração de cerca de quatro horas, inclui o passeio pelo pequeno caminho das tropas, paradas para se fazer o tradicional fogo de chão, almoço típico tropeiro e o delicioso café com mistura lapeano. Também é possível integrá-lo ao turismo da região por meio de um city tour pelo Centro Histórico da Lapa.Com foco principal nas crianças, perpetuadoras da história, o programa atende famílias e grupos de escolas, particulares e públicas, que tem no “Aprendiz de Tropeiro” uma ferramenta didático-pedagógica diferenciada. “Também recebemos grupos empresariais, que encontram nas dificuldades enfrentadas pelos tropeiros para o transporte dos produtos uma forma de estimular suas equipes de trabalho”, diz Assad.

Os cuidados com a preparação do programa é outro ponto que merece destaque. O idealizador conta que professores de história e turismo, além de antropólogos e arquitetos, foram ouvidos durante a elaboração do projeto para tornar a experiência o mais fiel possível. “No ano passado iniciamos as atividades do ‘Aprendiz de Tropeiro’ de forma experimental para que fosse possível avaliarmos o desempenho do que havíamos planejado. Como tudo ocorreu bem, chegou a hora de oficializarmos o programa, dois dias após a data em que é celebrado o Dia do Tropeiro da Lapa, 26 de Abril. A melhor homenagem aos tropeiros é perpetuar suas histórias através das novas gerações”, diz. O “Aprendiz de Tropeiro” conta com duas saídas diárias, uma pela manhã e outra à tarde, com limite mínimo de cinco pessoas por grupo. Para participar, basta fazer o agendamento prévio.

Mais informações pelo telefone (41) 3622-0055 ou e-mail turismonalapa@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"