MÚLTIPLO LEMINSKI CHEGA À TERRA DAS CATARATAS

A arte e polêmica de Paulo Leminski chegam à Foz do Iguaçu nesta sexta-feira (12) com a exposição “Múltiplo Leminski”. A mostra, maior e mais completa sobre a vida do artista paranaense, acontece no Ecomuseu da Itaipu Binacional, onde permanece até outubro. A curadoria é de Alice Ruiz, Áurea Leminski e Estrela Leminski. A mostram tem patrocínio da Itaipu Binacional e apoio também da Cataratas do Iguaçu S/A.

 
 

Paulo Leminski (1944-1989) se manifestou de várias maneiras, por meio da poesia, música, tradução, publicidade, grafite, biografia, jornalismo e quadrinhos. De acordo com a assistente de curadoria e filha mais velha, Áurea Leminski, o local da mostra foi dividido em espaços que representam cada uma destas áreas de atuação. O artista chama atenção dos mais diferentes públicos, pela sua linguagem simples e criatividade. Recentemente, o livro “Toda Poesia”, que reúne toda a sua obra poética, figura na lista dos mais vendidos no Brasil.

Áurea Leminski revela a dedicação que o pai teve em sua vida. “Na exposição procuramos revelar um pouco sobre o processo de criação dele, que sempre envolveu muito esforço. Ele abdicou parte de sua vida para criar uma base erudita e acadêmica para chegar ao ponto em que chegou”, afirma. “Ele era muito rigoroso e autocrítico e, assim, foi lapidando seu trabalho”.

Ela também ressalta a importância do apoio da Cataratas do Iguaçu S/A para levar a exposição à Foz do Iguaçu. “O incentivo e todo esse envolvimento com a mostra, são fundamentais para podermos leva-la até a cidade das Cataratas onde nos sentimos muito bem recebidos e acolhidos”.

Segundo a gerente de marketing da Cataratas do Iguaçu S/A, Juliane Poitevin, Foz do Iguaçu é a segunda cidade a receber a mostra, depois de Curitiba. “Leminski ainda é um dos autores mais influentes do país que deixou um legado muito importante, principalmente, para nós paranaenses. Sua obra é uma referência na literatura brasileira. A mostra em Foz será uma boa oportunidade para alguns conhecerem o trabalho do artista e outros que já conhecem, reverem o pensamento de Leminski”, destaca

 
RESUMINHO: Exposição Múltiplo Leminski
De 12 de Julho a 20 de Outubro de 2013
Local: Ecomuseu de Itaipu. Avenida Tancredo Neves, 6001
Telefone 0800 645-4645 / fax (45) 3520-6398 / reservas@turismoitaipu.com.br
Horário: de terça a domingo, das 8h às 16h30.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

MINI TATOOS: COM FLASH DAY COM COLAB FEMININO DE TATUAGEM

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS