COETZEE VIRÁ A CURITIBA E PORTO ALEGRE

 
J.M.Coetzee vem ao Brasil para conferências em Curitiba e Porto Alegre

Escritor sul-africano, Prêmio Nobel de Literatura, falará sobre censura e autografará seu novo livro
O escritor sul-africano J. M. Coetzee, Prêmio Nobel de Literatura de 2003, vem ao Brasil no próximo mês em uma parceria do Festival LiterCultura com o programa de incentivo à leitura Conversa Entre Amigos. Ele fará duas conferências – em Curitiba e Porto Alegre – e autografará o seu novo romance, A Infância de Jesus (Companhia das Letras). Nos dois encontros, o autor será apresentado pela ensaísta Kathrin Rosenfield, especialista em sua obra.
Em Curitiba, Coetzee falará para os leitores do programa Conversa Entre Amigos, que antes de sua conferência debaterão sobre o livro Homem Lento. Em Porto Alegre, o escritor falará na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, como convidado especial da Difusão Cultural e do Núcleo Filosofia-Literatura-Arte. Nos dois eventos, Coetzee falará sobre censura, um tema que retorna constantemente na sua ficção e ao qual o autor dedicou um livro de ensaios (Giving Offense, 1996). Após as palestras, ele autografará um número limitado de livros.

Com a vinda de Coetzee, o LiterCultura realiza sua pré-estreia. Em agosto, o festival faz a estreia oficial, com intensa programação no centro histórico de Curitiba.
Romancista, ensaísta, professor de literatura e escritor, Coetzee ficou conhecido por retratar em seus romances uma África do Sul fora do lugar-comum da luta racial e do conflito político. Seu primeiro romance – Dusklands – foi publicado em 1974. O segundo – In the Heart of the Country – saiu em 1977 e ganhou o principal prêmio literário de seu país, o CNA Prize. O livro foi publicado no Brasil 20 anos depois com o título No coração do país (Best Seller, 1997). Foi também o primeiro escritor a receber por duas vezes o Booker Prize; em 1983 com o livro Life & Times of Michael K e em 1999 com Disgrace (ambos traduzidos no Brasil).
Crítico feroz do showbusiness literário e da indústria de autopromoção dos autores, escreveu Elizabeth Costello (Cia. das Letras, 2004), a história de uma renomada escritora de 66 anos que viaja, embora relutante, pelo mundo, recebe prêmios, e expressa sua resistência dando palestras que causam desconforto entre os intelectuais acadêmicos. Na última vez em que esteve no Brasil, em 2007, quando participou da quinta edição da FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty), limitou-se a ler trechos de sua obra, decepcionando o público ávido por ouvir algo de sua vida.
Informações sobre a obra do autor estarão disponíveis no blog “LendoCoetzee”. O blog contém a lista completa de publicações do autor e dos livros traduzidos no Brasil pela Companhia das Letras que detém os direitos de publicação de sua obra no país.
Coetzee vive atualmente na Austrália, onde leciona na Universidade de Adelaide, e seu lançamento mais recente, no Brasil, é Verão (2010), o terceiro volume de sua autobiografia ficcionada.
Coetzee é o terceiro escritor internacional a participar do Conversa Entre Amigos, em Curitiba, programa de incentivo a leitura promovido desde 2004 por Marcelo Almeida. No encontro do dia 15, os leitores do Conversa debaterão a obra Homem Lento , de Coetzee, e assistirão à palestra do autor.
Após a visita a Curitiba, Coetzee estará na UFRGS em Porto Alegre, como convidado especial da Difusão Cultural e do Núcleo Filosofia-Literatura-Arte, criado pela professora Kathrin Rosenfield. Após a palestra por lá, a Difusão Cultural lançará um volume de ensaios críticos sobre a obra de Coetzee, Lendo J. M. Coetzee, organizado por Kathrin Rosenfield e Lawrence Flores Pereira. A conferência sobre censura dará continuidade ao evento de 2010, "O Mal-estar na Cultura", um programa de leituras e conferências centradas sobre as obras de J. M. Coetzee e S. Freud. Este evento, igualmente promovido pela Difusão Cultural e pelo Núcleo, abordou os aspectos diversos da rápida mutação dos problemas que o mundo e a cultura contemporâneos enfrentam oito décadas após o famoso ensaio de Freud, O Mal-estar na Civilização.
SERVIÇO:
Encontro com J.M.Coetzee em Curitiba
Programa Conversa Entre Amigos
15 de abril, a partir das 19h30
Teatro Fernanda Montenegro
Shopping Novo Batel - Rua Cel. Dulcídio, 517 - Batel
Entrada Franca (ingressos limitados)
Conferência de J. M. Coetzee em Porto Alegre
Difusão Cultural UFRGS / Núcleo Filosofia-Literatura-Arte da UFRGS
18 de abril, a partir das 19h
Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Ingressos: R$ 50,00 e R$ 25,00.
 

           

 





































































































































































































































































































































































































 
 
 


 
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

MINI TATOOS: COM FLASH DAY COM COLAB FEMININO DE TATUAGEM

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS