O QUE VAI ENCONTRAR NO FESTIVAL DE TURISMO DO LITORAL

Restaurantes dão dicas do que encontrar no Festival de Turismo do Litoral do Paraná


Frutos do mar e Pizza de Barreado são algumas das opções para quem vai frequentar o evento

O Festival de Turismo do Litoral do Paraná, que acontece entre os dias 16 e 19 de Agosto, traz uma arena gastronômica com chefs de restaurantes da região. Segundo o organizador do evento Carlos Gnata, da Agência de Desenvolvimento de Turismo Sustentável do Litoral do Paraná (ADETUR), a ideia é chamar a atenção do público aos pratos típicos do litoral. “Os chefes prepararam uma grande diversidade na área gastronômica: desde o barreado, que faz parte da cultura local, até pratos com frutos do mar, que serão o forte do festival”, afirma.

De acordo com Manuel Alapont, chefe de cozinha do Restaurante Fim da Trilha, o prato principal será o Camarão ao Fim da Trilha. A receita inclui camarão branco, ervas finas, alfavaca, salvia picada, salsinha, manteiga, azeite de oliva, queijos mussarela e parmesão e molho bechamel. Na preparação, Alapont indica que os camarões devem ser temperados com as ervas finas, a alfavaca, uma pitada de salvia, salsinha e sal, deixando marinar por 30 minutos. ”Após essa etapa, deve-se grelhar o camarão na manteiga ou no azeite de oliva até ficar ao ponto”, explica. Em seguida dispor o peixe em uma travessa resistente à alta temperatura e cobrir com o molho bechamel, salpicando com os queijos mussarela e parmesão. Por fim, deixar gratinar por 15 minutos a 200ºC e servir. “Na hora de servir a dica é regar com azeite de oliva e, para acompanhar, um bom vinho branco seco”, finaliza.

Outro prato típico do litoral é o Barreado. A receita é do restaurante Casa do Barreado e serve 15 pessoas. Segundo Norma Santos de Freitas, responsável pelo restaurante, o prato inclui diversos ingredientes como lombo de agulha, limpo de gordura, toucinho defumado, cominho em pó e temperos. Na preparação, ela orienta colocar todos os temperos e a carne em uma vasilha, misturar bem e deixar descansar por duas horas. Em seguida, colocar tudo em uma panela de barro e acrescentar água suficiente para cobrir a carne.

Norma dá uma dica para o fechamento da panela: “misturar um pouco de água fria com farinha de mandioca natural. Com a tampa já na panela, coloca-se essa massa em toda a beirada da tampa, por onde o vapor d'água sai”. Então, é só cozinhar em fogo lento por aproximadamente 12 horas e, de preferência, na véspera do dia planejado para servir a refeição. Na hora de servir, o Barreado dever ser aquecido. Como acompanhamentos, Norma recomenda farinha, banana, laranja, arroz e também a famosa cachaça pura do litoral.

Esses e outros pratos poderão ser degustados durante a programação da arena, que acontecerá durante três dias do evento. Na sexta-feira (17/08) será realizada às 15h, às 17h e às 19h, no sábado (18/08) às 15h e às 17h e, no domingo (19/08), às 14h e às 16h. Para consultar a programação completa acesse www.festivaldolitoral.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

MINI TATOOS: COM FLASH DAY COM COLAB FEMININO DE TATUAGEM

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS