OFICINA DE MÚSICA TEM ABERTURA EM CURITIBA

Será no próximo domingo, dia 8 de Janeiro a abertura da 30ª Oficina de Música de Curitiba

A Trigésima edição da Oficina de Música de Curitiba começa domingo, e a cidade abriga mais uma vez os sons produzidos por músicos do mundo todo, participantes dos cursos e espetáculos da Oficina de Música de Curitiba. Em sua trigésima edição, o evento realizado pela Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura de Curitiba, e com patrocínio do Ministério da Cultura, Petrobras, Sanepar e Copel, presenteia a população com uma programação artística e pedagógica de qualidade internacional, que se estende até o dia 28 de Janeiro

O espetáculo de abertura acontece às 20h30 de domingo (8), no grande auditório do Teatro Guaíra, com um concerto da Camerata Antiqua de Curitiba, sob a regência do maestro português Osvaldo Ferreira, que também responde pela direção artística da fase de Música Erudita da Oficina. No repertório está a peça “Infinito Presente”, composta especialmente para a ocasição pelo pianista fluminense André Mehmari, que se baseou em poemas de Helena Kolody, falecida em 2004. Um dos símbolos da autêntica cultura do Paraná, a poeta terá o centenário de nascimento comemorado em 2012.
O programa, que ainda leva ao palco a premiada pianista brasileira Cristina Ortiz, atualmente radicada na Inglaterra, completa-se com “Acordes poéticos”, de Liduíno Pitombeira sobre textos de Júlia da Costa, “Rondó em Ré Maior K 382”, de Wolfgang Amadeus Mozart, e “Concerto para piano e orquestra nº 2 Fá Maior Op.102”, de Dmitri Shostakovich.

Sobre a Oficina
As fases de Música Erudita e Antiga e Música Popular Brasileira, que também contempla os núcleos de Música Latino-americana e de Música e Tecnologia, transformam a Oficina de Música de Curitiba numa agenda repleta de atrações. Serão 90 concertos, realizados em diferentes espaços para espalhar a música por teatros, parques, praças e igrejas, permitindo que toda a população participe desta grande festa musical. Também será desenvolvido o programa Cidadania Musical, pensando nas pessoas que não têm condições de frequentar locais habituais de concertos. Serão promovidas apresentações em asilos, penitenciárias e hospitais, numa iniciativa que privilegia a inclusão social.

“Em 2012, a Oficina de Música proporcionará uma festa de brilho intenso, fazendo com que a música seja fator de alegria e interação”, destaca Roberta Storelli, presidente da Fundação Cultural de Curitiba. A expectativa pelo sucesso é compartilhada pela oboísta Janete Andrade, que responde pela direção geral do evento e está ligada à Oficina desde sua criação, quando ainda frequentava os cursos como aluna: “A programação preparada para comemorar a conquista de três décadas voltadas à formação e divulgação musical promete ser um presente para os curitibanos e a todos os participantes desse evento marcante”.

Histórico – A Oficina de Música, que teve início em 1983, reunindo 200 alunos em oito cursos oferecidos no Solar do Barão, delineou um histórico de sucesso, que pode ser comprovado por músicos que passaram por seus cursos como alunos e depois tornaram-se profissionais de destaque, integrando orquestras e instituições de ensino espalhadas pelo mundo. Entre eles figuram nomes como Alexandre Klein, que já ocupou o cargo de primeiro oboísta da Chicago Symphony Orchestra e atualmente responde pela direção artística dos Festivais de Música de Jaraguá e Uberlândia; Cristiano Alves e Carlos Prazeres, respectivamente primeiro clarinete e primeiro oboísta da Petrobras Sinfônica; Carlos Moreno, que comandou a Orquestra Sinfônica da USP e hoje rege a Orquestra Sinfônica de Santo André; e Nelson Kunze, editor da Revista Concerto.
Outro exemplo é o violinista curitibano Rodolfo Richter, que irá responder pela direção do Núcleo de Música Antiga da 30ª Oficina de Música de Curitiba. Aluno das primeiras Oficinas, Richter partiu para uma carreira internacional e vive há 14 anos em Londres, onde é professor da conceituada Royal College of Music. Solista e líder de diversas orquestras, tem se apresentado nas principais salas de concerto da Europa e Estados Unidos, além de gravar discos na sua especialidade, a música barroca.

Atrações – A primeira fase da Oficina de Música de Curitiba, que tem como foco a música erudita, colocará em cartaz espetáculos com festejados instrumentistas, entre eles os violinistas David Lefevre (Canadá) e Nicolas Koeckert (Alemanha), o violoncelista Tomasz Zieba (Polônia), o trombonista Scott Hartmann (Estados Unidos), o flautista Carlo Jans (Luxemburgo) e o oboísta brasileiro radicado na Suíça, Isaac Duarte. No núcleo de Música Antiga, destaque para o cravista e organista Lorenzo Ghielmi (Itália), a violoncelista Phoebe Carrai (Estados Unidos), o tenor Rodrigo dal Pozzo (Chile) e a flautista inglesa Rachel Brown.

Na segunda parte do evento, sob o domínio da música popular brasileira, shows com a cantora Ná Ozzeti, o pianista Gilson Peranzzetta, o guitarrista Victor Biglione, a percussionista Simone Soul e o clarinetista Gabriele Mirabassi (Itália). Do Núcleo Latino-americano, apresentações do panamenho Edwin Vasques e do cubano Julio Barreto, enquando o Núcleo de Música e Tecnologia promove espetáculos do alemão Christian Lohr e do brasileiro André Abujamra, entre muitas outras atrações.
A programação ainda oferece concertos da Camerata Antiqua de Curitiba, Orquestra Sinfônica do Paraná e Fry Street Quartet (EUA), além de recitais de música de câmara – com performances dos professores de música antiga – e apresentações do organista italiano Lorenzo Ghielmi. Para os amantes do canto lírico, a oportunidade de conferir a produção da ópera “A Flauta Mágica”, de Wolfgang Amadeus Mozart, a cargo do Núcleo de Ópera Studio.

A música também invade a tela da Cinemateca de Curitiba, que exibirá uma programação especial sobre o tema até o dia 28, com mais de 100 sessões gratuitas.
Cursos – Para atender perto de 1,5 mil estudantes serão ofertados 31 cursos de música erudita, dez cursos de música antiga e 41 cursos de MPB, além de além dos dois cursos de musicalização infantil e construção de instrumentos com material reciclável, que acontecerão nas Regionais da cidade dez cursos em Ruas da Cidadania. Os cursos, em sua maioria, acontecem nas dependências da UTFPR – Universidade Tecnológica do Paraná, que pelo terceiro ano consecutivo sedia o evento.
As aulas dos 84 cursos serão ministradas por 99 professores de todo o Brasil e de 18 países convidados. São 27 mestres estrangeiros, vindos de Portugal, Alemanha, Canadá, Estados Unidos, Austrália, Polônia, Eslovênia, Luxemburgo, Inglaterra, França, Itália, Rússia, África do Sul, Argentina, Chile, Uruguai, Panamá e Cuba. Muitos desses professores integram instituições como Juilliard School (EUA), Royal Academy e Guildhall School (Inglaterra), Schola Cantorum Basilensis e Tonhalle Orchestra (Suíça), Orquestra Filarmônica de Monte Carlo (Mônaco), Orquestra Calouste Gulbenkian (Portugal), Mahler Chamber Orchestra (Alemanha), Theatro Municipal de São Paulo e OSESP – Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.

Linguagem universal – A 30ª Oficina de Música de Curitiba, que tem o patrocínio do Ministério da Cultura, da Petrobras, Copel e Sanepar, será uma festa para aproximar países, pessoas, ideais e arte, tendo como denominador comum a linguagem universal da música. A programação preparada para comemorar a conquista de três décadas voltadas à formação e divulgação musical promete ser um presente para os curitibanos e a todos os participantes desse evento marcante.

Para efetivar a proposta de levar a música a diferentes plateias, a Fundação Cultural de Curitiba e a Prefeitura de Curitiba têm o apoio cultural das seguintes instituições: Air France, Centro Cultural Teatro Guaíra, Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo, Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Escritório do Quebec, FAP – Faculdade de Artes do Paraná, Família Farinha, Goethe-Institut Curitiba, ICAC – Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Paróquia Senhor Bom Jesus dos Perdões, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPR, Rádio e Televisão Educativa do Paraná E-Paraná, Polloshop, SEEC –Secretaria de Estado da Cultura, SESC da Esquina, SESC Paraná, SESC Paço da Liberdade, UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Também contam com o apoio do Projeto Conta Cultura e do Governo do Estado do Paraná.

Serviço: Abertura da 30ª Oficina de Música de Curitiba, com concerto a cargo da Camerata Antiqua de Curiba, sob a regência do maestro Osvaldo Ferreira.
Data e horário: dia 8 de Janeiro de 2012 (domingo), às 20h30
Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto do Teatro Guaíra
Rua Conselheiro Laurindo, s/n – Centro
Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada) e gratuito para alunos da Oficina de Música de Curitiba.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"