BALÉ TEATRO GUAÍRA RECEBE CONVITE PARA IR À BELGICA

O Balé Teatro Guaíra recebe convite para se apresentar na Bélgica


O Balé Teatro Guaíra foi convidado para apresentar uma de suas produções inéditas na Bélgica, em abril de 2012, em um dos maiores eventos mundiais: Delbeek Art & Tech (Mostra de Arte e Tecnologia), que reúne artistas de dança, música, cinema e artes visuais de diferentes áreas.

O trabalho contemplado com o convite foi a obra CPAP – “Coreografias para Ambientes Preparados”, da coreógrafa curitibana Carmen Jorge, que une projeções de videodanças com imagens dos bailarinos em tempo real, música e obras de artes visuais.
Para a diretora do Balé Teatro Guaíra e idealizadora do projeto, Andrea Sério, o convite é resultado e fruto do investimento realizado no potencial humano, que ela acredita ser o que o teatro tem de mais valioso. Nos últimos meses o Teatro se transformou em um grande laboratório de ideias. Os bailarinos, além da experiência com o processo de criação, tiveram a oportunidade de trocar informações com artistas de diferentes áreas entre os quais estão os profissionais: Marcio Abreu (teatro) Paulo Reis (artes plásticas), Helena Katz (dança e comunicação), Cristiane Wosniak (dança e tecnologia).
"Fico muito feliz em ver esse investimento resultar tão rapidamente em reconhecimento internacional. É muito prazeroso ver a assinatura de nossos bailarinos em um país com uma produção tão importante em arte contemporânea como a Bélgica", comenta Andrea.


Apresentação
Ainda este mês, no dia 25, o Balé Teatro Guaíra apresentará mais uma edição do Projeto Perfume, no Auditório Salvador de Ferrante - Guairinha, em duas sessões, uma às 10 horas e outra às 15 horas, com entrada franca. No programa estão as remontagens de obras do repertório como Treze Gestos de um Corpo, de Olga Roriz, coreografia baseada no poema "Obra ao Negro", de Marguerite Yourcenar, estreada no Grande Auditório Gulbenkian, Lisboa, em 1986 e dançada pela primeira vez pelo Balé Teatro Guaíra em 1990; Caixa de Cores de Luiz Fernando Bongiovanni, que busca estender para outros sentidos as sensações que as cores provocam na visão. O trabalho original se debruçou sobre os escritos da Optica de Newton. Na coreografia, cada cor possui certas características cinéticas, psicológicas e culturais. Também serão apresentados videodanças, que fazem parte da obra Coreografias para Ambientes Preparados (CPAP) de Carmen Jorge. Os roteiros, criados pelos bailarinos da Companhia mostram ainda um diálogo com outros espaços públicos de Curitiba, como o Museu Oscar Niemayer, praças e parques. Estão programados debates sobre os trabalhos apresentados, com mediação de Cristiane Wosniak.

Serviço: Balé Teatro Guaíra - Projeto Perfume
Dia 25 de outubro
Horário: 10 horas e 15 horas
Local: Auditório Salvador de Ferrante - Guairinha.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"