ABS REALIZA EVENTO DE DEGUSTAÇÃO NO PANEOLIO

Com um evento no PaneOlio foi aberta a agenda da ABS-PR
Outros encontros enogastronômicos já estão sendo preparados pela Associação de Sommelieres no Paraná, com objetivo de fomentar consumo do vinho no estado

O PaneOlio Ristorante & Caffè recebeu na noite de ontem (15), apreciadores de vinhos e da boa mesa, sommeliers e profissionais da imprensa, para o primeiro jantar enogastronômico do ano, promovido pela Associação Brasileira de Sommelier do Paraná (ABS-PR). Este evento foi realizado em parceria com a Cantu Importadora que propôs harmonizações dos pratos criados pelo chef Betinho Valente, com rótulos das vinícolas Quinta do Vallado e Susana Balbo.
A harmornização foi aberta com o vinho prosecco italiano La Pieve e os tradicionais antepastos da casa. Antes dos pratos serem servidos, os presentes ouviram as descrições dos vinhos da enóloga argentina Susana Balbo, apresentados pelo embaixador da vinícola Dominio del Plata, Rodrigo Fumagalli. Em seguida a embaixadora da Quinta do Vallado no Brasil, Lydia Abreu, apresentou os vinhos durienses, cujo potencial deixa claro porque os portugueses vêm caindo no gosto do consumidor brasileiro.
Os pratos apresentados para harmonização com os vinhos foram Pescada Amarela ao Molho de Tamarindo com Legumes, Fettuccine de Pimenta Calabresa com Ragu de Cordeiro, Medalhão de Mignon com Risoto de Funghi Porcini e Salsa de Trufas, além de Panna Cotta com calda de frutas vermelhas (que está em post anterior neste blog).
Em conversa com o diretor executivo da ABS-PR, Fábio Carnielli fiquei sabendo que outros eventos estão sendo planejados pela ABS-PR nos próximos meses. O objetivo, segundo ele, é fomentar o mercado de vinhos na capital. "Apesar de nossa preocupação com a formação de profissionais, a associação não é voltada apenas aos sommeliers, portanto estes jantares de harmonização terão sempre portas abertas a todos os apaixonados por vinhos", afirma. Ele lembra que Curitiba é hoje a terceira capital do vinho no país, perdendo apenas para São Paulo e Rio de Janeiro. Estima-se que o consumo aqui seja de 15 litros por habitante ao ano, muito além da média nacional que é de apenas 2 litros/habitante/ano.

Alguns dos vinhos apresentados no evento farão parte da adega do PaneOlio, que ampliou recentemente sua carta de vinhos. "O mercado mundial de vinhos tem oferecido excelentes opções e para nós é um desafio constante fazer esta seleção, para um melhor casamento com o estilo da nossa cozinha", afirma Rubens Anndre Catenacci.

PaneOlio Ristorante & Caffè - Rua Conselheiro Dantas, 494, Rebouças, Curitiba (PR) Telefone (0xx41) 3334-1126. 110 lugares - estacionamento para 50 carros e playground. Aceita todos os cartões e tickets. Classificação etária: livre http://www.paneolio.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

MINI TATOOS: COM FLASH DAY COM COLAB FEMININO DE TATUAGEM

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS