JÁ VIU COMO PINGUIM ANDA...?

A segunda sugestão é para a peça teatral de Fátima Ortiz que estreia nesta quinta, dia 29 de Julho.

O espetáculo “Já viu como um pinguim anda? ou Cuidado, um abismo nublado pode estar tramando algo inimaginável”, baseada em textos de Luiz Felipe Leprevost e dirigido por Fátima Ortiz, estreia nesta quinta-feira, 29 de julho. As apresentações no Teatro Novelas Curitibanas, de quinta a domingo, sempre às 20 horas, até 29 de Agosto. O trabalho é uma criação do Círculo de Encenação e Pesquisa Pé no Palco. A idealizadora do projeto e diretora adjunta é Vanessa Corina, que também faz parte o elenco. A peça tem como tema principal Curitiba. Na montagem, a cidade leva o nome de SinGélida, um lugar cinza e singelo. Por meio de fatos antigos, como a neve de 1975, e também mais recentes, como o caso do casal homossexual que foi proibido de ser sócio de um tradicional clube, o público descobre a personalidade atrás dos moradores de SinGélida, chamados de “singélidos”.

Para dar corpo e voz ao texto, a história é contada pelos bufões, que se assemelham aos marginalizados pela sociedade de massa: miseráveis, loucos, deformados e desajustados. Este espetáculo possibilita uma continuidade da pesquisa do grupo em relação ao bufão, já realizada na peça Rumo à Terra, da obra Folhas de Relva, de Walt Whitman.

Alguns dos textos foram escritos para o blog de Leprevost e adaptados para o palco. “O meu trabalho conversa muito com Curitiba. As questões da cidade me interessam. Eu gosto dessa mitologia curitibana, descobrir o que há de peculiar, estranho e encantador por aqui”, diz o escritor. Apesar da peça possuir forte teor lúdico, ela também apresenta aspectos políticos, denúncias e ironias cruéis e secas.

Quem dá vida ao figurino dos bufões é a rainha do papel Efigênia Rolim, com suas vestimentas entulhadas de joias e lixos. Ela aliás, aparece em muitos dos vídeos durante o espetáculo, gravados em pontos turísticos de Curitiba. Leprevost e o compositor Troy Rossilho criaram as músicas da trilha de “Já viu como um pinguim anda...”. O espetáculo foi realizado por meio do Fundo Municipal de Cultura da Fundação Cultural de Curitiba.


Serviço: “Já viu como um pinguim anda? ou Cuidado, um abismo nublado pode estar tramando algo inimaginável”
Gênero: Tragicomédia
Dias: de 29 de Julho a 29 de Agosto, de quinta-feira a domingo, às 20 horas
Local: Teatro Novelas Curitibanas - Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1.222 - Centro
Ingressos: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)
Informações: (41)3029-6860

* Fotografia de: Beto Bolliger.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

MINI TATOOS: COM FLASH DAY COM COLAB FEMININO DE TATUAGEM

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS