MUSEU DO CÍRIO DE NAZARÉ EM BELÉM/PA



O Museu do Círio de Nazaré será reinaugurado em Belém no Pará
Amanhã, dia 12 de janeiro, data em que Belém completa 394 anos de fundação, o Governo do Pará reinaugura o Museu do Círio de Nazaré, que reúne peças presentes em uma das maiores manifestações religiosas do país. O Museu do Círio reabre suas portas em novo espaço com acervo permanente composto por 1600 peças, além de mais 1200 peças avulsas. Os objetos trazem à tona a história do Círio de Nazaré em seus diversos aspectos: religioso, social, econômico, cultural e antropológico.

O projeto expográfico de revitalização, que utiliza mídias eletrônicas e imagens fotográficas, permite ao visitante conhecer como é realizada a festividade ao longo da história. Estão expostos vídeos educacionais sobre a importância da cultura manifestada no Círio como o artesanato feito de miriti – espécie de palmeira amazônica – e as festas como a Festa da Chiquita, o Arraial do Pavulagem e o Parque de Diversão que complementam com cores e sons a festa religiosa.

Segundo o diretor do museu, Jeam Carlos Lopes, a reformulação expográfica atende às recomendações do Iphan - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, quando declarou o Círio como patrimônio nacional. "O que a exposição do museu pretende mostrar é que o Círio, além de uma manifestação religiosa, é uma manifestação popular, seja na cultura, na culinária, e nas relações sociais do povo paraense", afirmou.

A exposição é uma realização do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e Sistema Integrado de Museu e Memoriais (Sim) e Museu do Círio.

Serviço: Inauguração do Museu do Círio
Data: 12 de janeiro, às 17 horas
Local: Museu do Círio – Rua Padre Champagnat s/n, Cidade Velha, Belém do Pará.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"