ABERTURA DA VINDIMA NO VALE DOS VINHEDOS

Atrações típicas e degustação de vinhos entre os destaques da Abertura da Vindima

Um encontro especial reservado para quem é apaixonado pela cultura italiana e aprecia arte, música e excelentes vinhos. Assim pode ser definido o evento de Abertura da Vindima no Vale dos Vinhedos que acontecerá nos dias 30 e 31 de janeiro no Hotel Villa Michelon. A programação do evento já está definida e contará com atrativos diferenciados, promovendo a integração entre comunidade, empreendimentos do Vale dos Vinhedos e visitantes.

Além da tradicional colheita e “pisa” das uvas como faziam os imigrantes italianos nos primórdios da colonização no Vale dos Vinhedos, a Abertura da Vindima 2010 também colocará em evidência o artesanato, produtos coloniais e exemplares do trabalho, cultura e gastronomia da região. Artesãos e artistas plásticos do Vale já confirmaram sua participação no evento, sendo eles: Atelier Refúgio da Colina, Artesanato do Vale, Artes e Delícias e Atelier Postal.

Ponto alto de todos os encontros que envolvem a cultura italiana, a gastronomia terá lugar de destaque no evento. Um filó festivo marcado para o dia 30, a partir das 21 horas, promete uma verdadeira festa de aromas e sabores. Para acompanhar delícias da culinária típica como pães, cucas, queijos e salames, uma degustação de vinhos dará mostras da excelência vitivinícola do Vale dos Vinhedos. Novidade na região, o cultivo de champignons, produzidos pela Cogumelos da Serra, também estará a disposição do visitante.

Música
Neste ano, além de corais e grupos locais e regionais, a Abertura da Vindima terá também uma atração internacional. O cantor e compositor italiano Don Gaetano Borgo, pároco da Igreja de San Nazario, da província de Vicenza, na Itália, fará uma apresentação durante o evento.

O elenco de atrações da Vindima 2010 inclui ainda: a exposição de uvas com exemplares das variedades cultivadas no Vale dos Vinhedos, missa e apresentação de corais e jogos típicos.

Promovido pelo Hotel Villa Michelon, o evento conta com o apoio da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos(Aprovale) e integra a programação do Bento em Vindima.

PROGRAMAÇÃO:
30 de janeiro - sábado
17h – Solenidade de abertura
17h30 – Abertura da exposição de uvas e artesanato
18h - Colheita de uvas no Parreiral Modelo do Hotel Villa Michelon
19h - “Pisa” das uvas (esmagamento das uvas com os pés)
20h - Missa festiva e reza
21h - “Filó” italiano com jogos típicos, degustação de vinhos e apresentação de corais

31 de janeiro – domingo
10h – Abertura da exposição de uvas
16h – Encerramento das atividades

LOCALIZAÇÃO: Complexo Turístico Villa Michelon
RST 444 – Km 18,9 – Vale dos Vinhedos
Bento Gonçalves – Rio Grande do Sul - Telefone/fax:(54)2102-1800
hotel@villamichelon.com.br - www.villamichelon.com.br

Crédito fotográfico: Lucinara Masiero

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

MINI TATOOS: COM FLASH DAY COM COLAB FEMININO DE TATUAGEM

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS