5ª BIENAL VENTOSUL


Está acontecendo em Curitiba desde a semana passada a 5ª Bienal Latino-Americana de Artes Visuais VentoSul, e segeu até Outubro de 2009. Tendo na curadoria geral é dos críticos de arte Ticio Escobar e Leonor Amarante. Um Conselho Consultivo formado pelos experientes críticos de arte Fabio Magalhães, Fernando Cocchiarale, Ivo Mesquita, Justo Pastor Mellado, Andrea Giunta, Tereza de Arruda e Berta Sichel contribuindo para esta curadoria geral.

Os artistas selecionados ocuparão vários espaços museológicos da cidade e também ocorrerão obras em parques, praças e outros espaços públicos.

Paralelamente à inauguração na cidade de Curitiba, celebrando a criação da Universidade Federal da Integração Latino-Americana – Unila, um módulo especial do evento acontecerá no EcoMuseu da Itaipu Binacional em Foz do Iguaçu, cidade sede da Unila.

Com o título: Água Grande: os mapas alterados, a 5ª edição da Bienal VentoSul reúne obras de artistas de 29 países dos cinco continentes; de diferentes partes do planeta: Norte e Sul, centro e periferia, pólos frios e quentes, Primeiro e Terceiro Mundo.

Os lugares de procedência geográfica dos artistas são considerados lugares de diferentes enunciações e sinais de diversidade, mas não como índices de lugares geográficos fixos.

Propõe-se, assim, um recorte na produção contemporânea internacional. Os artistas e obras selecionados seguirão diretrizes de questões levantadas sobre dois importantes temas da atualidade: a água e os mapas.

Além das exposições, incluindo salas especiais, acontecerão também encontros de críticos de arte, palestras de artistas, palestras de convidados, a mostra “VentoSul: Vídeos de artista”, ações performáticas, e um abrangente projeto educativo.
Será editado um catálogo com mais de 400 páginas, contendo textos sobre os artistas, currículos e imagens das obras.

Após a realização da Bienal nas cidades de Curitiba e Foz do Iguaçu, obras e eventos específicos percorrerão importantes cidades do Brasil e do exterior.

Confira a programação completa www.bienalventosul.com.br

* obra(S) de Takafumi Hara, na fachada do Shoping Mueller e no ônibus Urbano;.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"