Festival de Cinema de Curitiba

Festival de Cinema de Curitiba realiza a 10ª edição

Desde ontem (12), os curitibanos podem assistir ao que de melhor se produziu no Paraná em curtas, médias e longas metragens no último ano. O 10º. Festival de Cinema, Vídeo e Dcine de Curitiba exibe mais de 40 produções locais, nacionais e internacionais. As mostras serão no Cine Luz e na Cinemateca, com programação que vai das 9 às 21 horas.
Entre a programação, teremos mostras infantis, universitárias e a oficial, que ocorrerá todas as noites. Segundo o presidente do júri da Mostra Oficial de Filmes, Esdras Rubin, em 2007, o destaque são produções com muita criatividade, inovação e primor técnico. “Nós decidimos premiar 14 filmes, escolhidos antes do início do Festival para permitir que a equipe responsável pelo trabalho pudesse estar no evento para receber a premiação”, explica. Segundo ele, o público também terá uma chance ter contato direto com diretores, roteiristas e outros profissionais do cinema.

Entre os vídeos, serão oito premiados no Troféu Pinhão. “Todos os 40 pré-selecionados vão ser exibidos. Entre eles, nós escolhemos o melhor filme, vídeo, dcine, além da escolha de melhor diretor, roteiro, atriz e ator em cada uma dessas categorias”, complementa o curador. Durante os seis dias de Festival, esses escolhidos ainda passarão pela análise da crítica especializada e do público.

Durante a pré-seleção, os jurados também decidiram oferecer uma menção honrosa a duas co-produções internacionais, que serão exibidas durante o Festival. Os dois filmes escolhidos foram Kollasuyo (Brasil/Bolívia) e Nailed (Brasil/EUA). “Com a inclusão das co-produções, o Festival de Cinema de Curitiba confirma a missão de incentivar a realização de filmes paranaenses, brasileiros e, agora, internacionais, o que traz o fortalecimento do cinema no Brasil”, afirma a organizadora do evento, Cloris Ferreira.

Superação – Dois anos se passaram desde a última edição do Festival de Cinema, Vídeo e Dcine de Curitiba. Em 2006, o evento teve de ser cancelado por falta de recursos. Este ano, “o sonho não acabou”, como proclama o slogan da campanha publicitária. A produtora cultural, Cloris Ferreira, da Araucária Produções Artísticas, se uniu ao também produtor Victor Aronis e apaixonados por cinema, como Esdras Rubin e Lancast Motta, para consolidar a décima edição do Festival. “Trata-se de uma década de luta de quem acredita na difusão e divulgação do audiovisual de boa qualidade, produzido em nossa terra”, afirma Rubin, que durante anos dirigiu o tradicional Festival de Cinema de Gramado.

A coordenadora do Festival de Cinema de Curitiba afirma que o evento é uma oportunidade de exibição e reconhecimento de bons trabalhos realizados em todo o Brasil. “Vivemos no Brasil ainda uma lacuna quando se trata de espaços para os filmes nacionais, em especial, curtas e médias metragens serem exibidos. O FCVDC quer dar espaço para as mostras e incentivar a busca por patrocínios e a visão do cinema como indústria”, ressalta a coordenadora.

O tema do evento este ano é O Cinema atrás do seu mercado exibidor por meio do cinema digital. “O Brasil tem muitos talentos. Queremos enfatizar no Festival deste ano a oportunidade comercial do cinema, tanto como mercado de trabalho como para a venda de produções realizadas aqui”, estimula a produtora artística.

SERVIÇO: 10º. Festival de Cinema, Vídeo e Dcine de Curitiba
De 12 a 18 de novembro de 2007 - www.festcine.araucaria.art.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"