CLASSICOS DA MEMÓRIA CINEMATOGRÁFICA



O Museu da Imagem e do Som promove na próxima sexta-feira, dia 13, às 18h30, a abertura da mostra "CineMIScope - Clássicos da Memória Cinematográfica", no Hall da Secretaria de Estado da Cultura (Rua Ébano Pereira, 240). Na ocasião serão apresentados cartazes, trilhas, objetos e fotografias que fazem parte do acervo do MIS – unidade da secretaria cuja sede passa por um processo de restauração de sua sede. A diretora do Museu, Stefanie Freiberger, explica que essa mostra oferece ao público curitibano a possibilidade de conhecer uma parte do acervo do museu, num recorte do cinema mundial e brasileiro da primeira metade do século passado. "No local serão apresentados álbuns, revistas e cartazes que mostram as celebridades de Hollywood e o universo das grandes estrelas do cinema até a década de 50".De fato, no Hall da Secretaria de Cultura estarão expostas reproduções de fotogramas com imagens de atores famosos do cinema mudo (o cowboy Tom Mix, a atriz Pearl White, uma das primeiras heroínas da tela, que fez sucesso com o seriado Os Perigos de Paulina, entre outros); mini-cartazes originais de filmes: "É Proibido Beijar" e "Apassionatta" (dos Estúdios Vera Cruz), "Guerra e Paz", de King Vidor, "O Mundo dos Aventureiros, de Lewis Gilbert, cuja trilha sonora foi composta por Tom Jobim. O material – todo dividido em 12 painéis e 10 vitrines – traz ainda uma curiosidade: o álbum de figurinhas”Ídolos da Tela", muito em voga nos anos 50, com a imagem das estrelas do cinema.

Além disso, o público também vai encontrar projetores e filmadoras de marcas famosas como a "Pathé Baby" e capas de discos de trilhas sonoras: I Want to Live (Quero Viver), de Robert Wise, Lili Marlene, de Fassbinder entre outras. O videomaker Tiomkim, que faz parte da equipe do MIS, preparou especialmente para a mostra um cd com cem músicas famosas do cinema abrangendo o período da década de 30 até os dias de hoje que fará o som ambiente da mostra.
Stefanie explica que o nome dessa exposição, "CineMIScope" é uma brincadeira com a palavra original "Cinemascope" que faz referência ao sistema de projeção e lente criada na década de 50. "Essa é a nossa primeira mostra e, provavelmente, servirá como um primeiro ensaio da exposição de longa duração que iremos realizar na sede do MIS fazer logo depois das obras de restauração", finaliza.

Serviço: CineMIScope – Clássicos da Memória Cinematográfica.
Local: Hall da Secretaria de Estado da Cultura (Rua Ébano Pereira, 240)
Abertura: 13 de julho as 18h30 – Entrada franca
Horário de visitação: de Segunda a Sexta-feira, das 9 às 18h30.
A mostra permanece até o dia 17 agosto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"